FC Porto – Casa Pia: Dragões querem recuperar do tombo perante gansos que recomeçaram a voar
Pepê, do FC Porto, procura ultrapassar Nermin Zolotic, do Casa Pia, em jogo pela Liga de futebol. Foto: ZUMA Wire/Imago.
Foto: IMAGO

ANTEVISÃO FC Porto – Casa Pia: Dragões querem recuperar do tombo perante gansos que recomeçaram a voar

NACIONAL09.12.202308:00

Dragões pretendem vencer o trauma da eliminação da Taça da Liga com a ascensão (pelo menos) ao 2.º lugar do campeonato; gansos a subir de confiança depois de alcançarem a primeira vitória em casa...e do novo treinador

Apenas três dias após o FC Porto ter saído de cena na Taça da Liga ao ser derrotado pelo Estoril (3-1), os dragões voltam a competir, desta feita pela Liga, esperando recuperar fôlego, confiança e…tirar proveito do empate do Benfica que pode permitir (pelo menos) a ultrapassagem pelo segundo lugar.

Fortaleza no Dragão para voltar ao trilho…e ao topo

Entre a eliminação na Taça da Liga, ao pés do Estoril, na quarta-feira, e a possibilidade de ascender ao segundo lugar e, quem sabe, até alcançar, em igualdade pontual, a liderança caso o Sporting, que joga pouco antes, seja derrotado no D. Afonso Henriques pelo Vitória de Guimarães distam apenas três dias. Cerca de 72 horas entre uma deceção, bem visível pela reação de Sérgio Conceição no final, e a retoma da luta que os azuis e brancos pretendem, mais do que qualquer outra, integrar – a do título nacional.

O FC Porto dispõe da oportunidade para tirar proveito do deslize do Benfica, que esta sexta-feira não foi além de um empate caseiro ante o Farense (1-1), e para o fazer pretende voltar a fazer do Dragão uma fortaleza. De resto, apenas foi derrotado por uma vez nos seus domínios para o campeonato – pela sua besta negra desta quarta-feira, o Estoril – e nunca perdeu pontos em sua casa perante o Casa Pia, adversário que este sábado o visitará.

A antevisão de Sérgio Conceição: 
«Sempre disse que temos uma equipa jovem. Jogar perante o nosso público, numa fase inicial em que estamos numa evolução natural e esses jogadores novos têm de evoluir a ganhar, não é fácil. Por vezes, eles sentem um pouco mais esse conforto fora, porque o Dragão tem o seu peso. É absolutamente natural e, com isto, não estou a dizer que os adeptos não têm de assobiar quando não se joga bem ou fazemos algo errado».

Esquema tático: 4x4x2

Onze provável do FC PortoDiogo Costa; Jorge Sánchez, Fábio Cardoso, Pepe e João Mendes; Marko Grujic, Stephen Eustaquio, Pepê e Galeno; Evanilson e Mehdi Taremi.

Lesionados: Samuel Portugal, Wendell, Iván Marcano, João Mário, Alan Varela e Gabriel Veron

A figura: Diogo Costa. Como habitualmente, folgou num jogo respeitante a uma das Taças, visto ser Cláudio Ramos quem defende as redes portistas na Taça de Portugal e na Taça da Liga. Não tendo o seu habitual suplente tido qualquer responsabilidade nos golos que sofreu…a importância do regresso do também dono das redes de Portugal é inegável numa partida na qual os azuis e brancos apenas miram a vitória de forma a ultrapassarem o trauma correspondente ao afastamento de um objetivo e aproximarem-se do topo. Diogo Costa é uma das faces desta Liga, onde é, de resto, totalista: 1080 minutos em doze jornadas realizadas.

Primeira vitória em casa afastou pressão e transmitiu confiança

O Casa Pia visita um terreno que lhe é, claramente, adverso (nem um ponto para amostra nos seis encontros disputados no palco azul e branco…) mas irá fazê-lo com os seus níveis de confiança em alta depois de ter alcançado uma importante vitória na passada semana. No momento em que derrotou o Portimonense, o emblema da capital garantiu a primeira vitória na sua casa emprestada, Rio Maior, no presente campeonato, e também o primeiro êxito com Pedro Moreira ao comando.

Além do sucesso alcançado, os gansos parecem manter a consistência defensiva que lhe é reconhecida desde o tempo em que ascendeu a partir da Liga 2 e ainda não sofreu golos desde a chegada do novo treinador – e manter a baliza inviolada será, sem dúvida, o objetivo do Casa Pia para a deslocação ao Dragão.

A antevisão de Pedro Moreira
«A nossa vida e o nosso trabalho têm de ser encarados de forma positiva e o jogo é o produto do nosso trabalho semanal. É um jogo muito complicado e difícil, num campo onde o Casa Pia nunca conseguiu pontuar. Espero que estes jogadores vão atrás e procurem o melhor resultado para o jogo».

Esquema tático: 3x4x3

Onze provável: Ricardo Batista, Fernando Varela, Vasco Fernandes e Nermin Zolotic; Gaizka Larrazabal, Ângelo Neto, Pablo Roberto e Leonardo Lelo; Yuki Soma, Tiago Dias e Clayton.

Lesionados: Rafael Brito e Kiki Silva.

A figura: Clayton. Não marca para a Liga desde…agosto, mas é nele que incidem boa parte das expectativas dos gansos para marcar ao dragão e surpreender o adversário, assim como um trabalho de sapa que lhe vai ser exigido para encaixar no combate com os centrais portistas de forma a segurar bolas e potenciar o máximo de jogo ofensivo para a sua equipa. Apesar da já longa seca de golos no que ao campeonato diz respeito, apresenta um interessante registo de sete golos em 18 jogos para todas as competições e já marcou a Sporting (pela Liga) e SC Braga (pela Taça da Liga).