FC Porto assinala aniversário de James Rodríguez (vídeo)
Internacional colombiano atingiu patamares de excelência ao serviço dos azuis e brancos. (IMAGO)

FC Porto assinala aniversário de James Rodríguez (vídeo)

NACIONAL12.07.202414:54

Internacional colombiano celebra 33 anos e azuis e brancos não esquecem a data; esquerdino brilhou ao serviço dos dragões, onde conquistou vários títulos e deu início a uma caminhada de alto nível na Europa

O FC Porto não esquece os nomes grandes que ajudaram a construir a sua história e esta sexta-feira o contemplado foi James Rodríguez.

O internacional colombiano comemora esta sexta-feira o seu 33.º aniversário e os azuis e brancos assinalaram a data com um vídeo publicado nas redes sociais que contempla vários golos do esquerdino ao serviço dos dragões. 'Feliz cumpleaños', pode ler-se.

Recorde-se que foi o FC Porto que abriu as portas da Europa a James Rodríguez quando, no início da época 2010/2011, o recrutou ao Banfield (Argentina). A partir daí, a história foi escrita a azul e branco durante três temporadas, com o criativo a explodir autenticamente nos dragões: 108 jogos, 32 golos e 36 assistências.

O futebol entusiasmante de James Rodríguez apaixonou os adeptos do FC Porto, com o internacional colombiano a deixar o Dragão com um currículo recheado. Afinal, o sul-americano contribuiu de forma decisiva para que os portistas tivessem conquistado, nessas três épocas (2010/2011, 2011/2012 e 2012/2013), oito títulos: Liga (3), Supertaça (3), Taça de Portugal e Liga Europa. Logo no primeiro ano, recorde-se, essa equipa do FC Porto que conquistou tudo o que havia para conquistar dentro de portas e ainda logrou vencer a segunda prova de clubes mais importante da UEFA era orientada por... André Villas-Boas, atual presidente dos dragões.

James, Guarín e Falcao, trio de colombianos que ajudou o FC Porto a conquistar a Liga Europa na época 2010/2011. (IMAGO)

No final da época 2012/2013, James Rodríguez foi vendido ao Mónaco, numa transferência que rendeu aos cofres do FC Porto uma verba de 45 milhões de euros - a transação envolveu ainda João Moutinho, num pacote avaliado em €70 M.

James Rodríguez representou, depois, Real Madrid, Bayern Munique, Everton, Al-Rayyan (Catar) e Olympiakos, sendo que atualmente o esquerdino está ao serviço dos brasileiros do São Paulo.