FC Porto: Assembleia Geral Extraordinária no dia 13
Pinto da Costa ainda não anunciou oficialmente a recandidatura. Foto IMAGO
Foto: IMAGO

FC Porto: Assembleia Geral Extraordinária no dia 13

NACIONAL03.11.202310:23

Na ordem de trabalhos está a deliberação sobre a aprovação dos novos estatutos

Os sócios do FC Porto reúnem-se no próximo dia 13, pelas 21 horas, no auditório do Estádio do Dragão, em Assembleia Geral Extraordinária, que terá como principal ponto da ordem de trabalhos a deliberação sobre a aprovação dos novos estatutos do FC Porto.

O projeto da alteração estatutária do clube azul e branco já foi revisto pelo Conselho Superior e será agora colocado à votação dos associados na reunião magna deste mês. Caso as mudanças sejam aprovadas, a Mesa da Assembleia Geral (MAG) portista passará a ter mais 60 dias para agendar as eleições, o que significa que os atos eleitorais poderão ocorrer até 30 de junho e não até 30 de abril como acontece atualmente, sendo que a mudança terá efeito prático já para as eleições de 2024. 

A comissão formada para estudar a alteração dos estatutos entendeu que a realização dos atos eleitorais até ao final de abril poderia prejudicar a temporada desportiva em curso - no caso do futebol, o presente campeonato termina a 19 de maio -, e a sugestão foi revista e recebeu a concordância do Conselho Superior. 

Caso os sócios entendam dar luz verde aos novos estatutos, o clube tem 30 dias para os registar na Conservatória do Registo Comercial e, a partir desse momento, entram automaticamente em vigor. Se os associados rejeitarem a proposta, as eleições de 2024 realizar-se-ão até 30 de abril.

Outro dos pontos de mudança que será proposto é o facto de o clube ter sempre a maioria do capital social, independentemente da entrada de novos investidores. O ponto 4 do artigo 7.º dos estatutos refere isso mesmo: «Nunca prescindindo dos direitos e obrigações associados à referida participação».

Por fim, será ainda proposto nos novos estatutos a introdução do voto eletrónico e a utilização das Casas do FC Porto como assembleias de voto complementares às cabinas instaladas no Dragão Arena, mas todas estas mudanças terão de superar crivo dos sócios em Assembleia Geral.

Os dragões informam ainda que «se à hora marcada não estiver presente o número de associados imposto estatuariamente, a Assembleia reunirá, em segunda convocatória, no mesmo local e com a mesma ordem de trabalhos, meia hora depois, com qualquer número de associados presentes, de acordo com as disposições estatutárias».

Negócios com familiares

No esboço da proposta dos novos regulamentos, a que A BOLA teve acesso, dá-se um passo na tentativa de regular os negócios com interesses diretos ou de familiares.

Proposta de novos estatutos do FC Porto.