FC Porto: anda um génio à solta no Dragão
Francisco Conceição em ação no clássico com o Benfica (Foto: Rita França)
Foto: IMAGO

FC Porto: anda um génio à solta no Dragão

NACIONAL06.03.202420:00

Francisco Conceição ganha cada vez mais preponderância no FC Porto; desequilibrador na goleada aplicada ao Benfica; ’Messi do Olival’ é hoje um jogador mais comprometido e decisivo

A atravessar seguramente o melhor momento da carreira — os números atestam isso mesmo —, Francisco Conceição ganha cada vez mais preponderância no jogo do FC Porto. No recente clássico com o Benfica, o ‘Messi do Olival’, como é carinhosamente chamado por alguma franja dos adeptos azuis e brancos, voltou a estar endiabrado, deixando completamente à nora o brasileiro Morato, adaptado por Roger Schmidt a lateral-esquerdo. Esteve na génese no primeiro golo, apontado o canto que culminou com o desvio de Galeno para a baliza de Trubin e no 2-0 o cruzamento para a área, com o brasileiro a bisar na partida.

FC Porto: Galeno comanda o sonho

4 março 2024, 23:00

FC Porto: Galeno comanda o sonho

Extremo está imparável e é o segundo jogador mais influente nos golos do FC Porto, na Liga ; embalou dragão para a goleada no clássico; grupo quer manter o nível e Sérgio Conceição os pés no chão para atacar o 2.º lugar e.... o título nacional

Depois de o seu regresso ter motivado algumas críticas de alguns adeptos, mormente Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, que se mostrou contra o regresso do filho do treinador ao Dragão, Francisco Conceição tem tido uma ascensão meteórica na carreira esta temporada, sendo hoje, sem sombra de dúvidas, um dos jogadores, a par de Galeno, mais influentes na estratégia da equipa.

Extremo à moda antiga, o pequeno génio, de apenas 21 anos, tem sido titular nos últimos encontros e justificado dentro das quatro linhas a contratação no mercado de verão. A SAD resgatou-o ao Ajax de Amesterdão, tendo ficado com uma cláusula de compra fixada nos dez milhões de euros e que será automaticamente ativada caso o extremo realize, pelo menos, 45 minutos em pelo menos 25 jogos.

Depois de se ter sagrado campeão no FC Porto, então na temporada 2021/2022, Francisco Conceição quis libertar-se das amarras do pai e tentou a sua sorte no Ajax de Amesterdão, uma etapa da carreira que não lhe correu de feição, mas que serviu para crescer enquanto jogador e homem. Não jogou tanto como pretendia na formação dos Países Baixos, onde teve sempre o acompanhamento dos avós maternos, passando mesmo alguns jogos pela equipa B dos neerlandeses. Não resistiu ao apelo do seu clube do coração e em poucos meses tornou-se um dos ativos mais importantes da equipa, com golos, assistências e muito talento e velocidade dentro das quatro linhas.

SONHA COM A SELEÇÃO A

Em face do que tem realizado ao serviço do FC Porto, não apenas no plano interno, mas também na exibição que rubricou na receção ao Arsenal para a Champions League, Francisco Conceição não esconde o objetivo que um dia foi alcançado pelo seu pai, tornando-se internacional A por Portugal. O jovem extremo tem sido quase sempre aposta de Rui Jorge nos Sub-21, mas o seu crescimento salta à vista desarmada e entende que tem condições de ser chamado por Roberto Martínez, numa altura em que podem abrir vagas no núcleo duro do grupo de trabalho com as lesões de Diogo Jota e também do bracarense Ricardo Horta.