É o jogador da Champions com mais passes corretos, 299; suplanta Jude Bellingham, do Real Madrid e o jovem prodígio de 17 anos. do PSG, Warren Zaïre-Emery; uma aposta em cheio dos dragões, que fez esquecer Matheus Uribe
Não fosse o portentoso momento protagonizado por Galeno aos 90+4, quando desenhou o arco triunfal com que o FC Porto bateu o Arsenal, por 1-0, na 1.ª mão dos oitavos de final da Champions, provavelmente Alan Varela sairia do duelo com os ingleses como o homem do jogo.
A eficácia com que os portistas eliminaram todos os pontos fortes dos gunners, ao ponto de a equipa de Arteta não ter forçado Diogo Costa a fazer uma única defesa difícil, passou muito pela coordenação dos setores, emergindo o argentino como o elo mais forte dessa estratégia. A olho nu, sem ter a segurança que a estatística fornece para pintar um quadro geral da exibição de Alan Varela, neste e noutros jogos, percebe-se o quanto o médio dá à equipa do ponto de vista defensivo, a limpeza com que desarma os adversários sem necessidade de aplicar mais do que a força necessária para impor a sua presença nos duelos.
O treinador do FC Porto, em conferência de imprensa, analisou a vitória da sua equipa desta quarta-feira frente ao Arsenal, no Dragão, da 1.ª mão dos oitavos da Champions; leia em baixo a 'resposta' do técnico a Arteta, líder dos ingleses
O que os números oficiais da UEFA nos dizem alarga essa visão do reforço contratado ao Boca Juniors que cumpre a sua primeira temporada na Europa: é o jogador da Champions com mais passes precisos, 299, à frente de Jude Bellingham, do Real Madrid e do jovem prodígio de 17 anos do PSG, Warren Zaïre-Emery, ambos com 295 passes precisos. Para quem temia que a saída de Uribe provocasse uma orfandade no meio-campo do FC Porto, a resposta de Alan Varela à exigência de um palco como à Liga dos Campeões desfaz as dúvidas.
Aliás, na chamada posição 6 raramente os azuis e brancos falharam nos alvos nas últimas décadas: antes de Uribe o FC Porto tinha depositado fichas em Danilo. Alan Varela tem 22 anos, levava mais de 100 jogos pelo Boca Juniors, tendo mesmo usado a braçadeira de capitão. Foi esse nível de maturidade que levou os dragões a atirarem-se para uma dura batalha negocial que atrasou a chegada do médio. O relatório detalhado das contas da SAD do semestre 2023/24 vai esclarecer os contornos da transferência de Alan Varela, oficiosamente cifrada em €8 milhões, podendo ascender aos €11 milhões mediante o cumprimento de objetivos desportivos.
Alan Varela
na Champions
Jogos disputados
7
Minutos
617
Faltas cometidas
8
Eficácia de passe
88,43%
Recuperações de bola
22
Desarmes
13
Velocidade máxima
30,6 km (médio 29,4 km)
29,42 méd. por jogo
Distância percorrida
81,66 km
Cartões amarelos
0
Cartões vermelhos
0