«Favorito é o Real... e a oportunidade é nossa»

Chelsea «Favorito é o Real... e a oportunidade é nossa»

INTERNACIONAL11.04.202321:09

O treinador do Chelsea, Frank Lampard, de 44 anos, endossou na tarde desta terça-feira para o Real Madrid, atual campeão da Europa (e de Espanha, e do Mundo) o favoritismo no duelo dos quartos de final da Champions com os londrinos, que começa a ser esgrimido na quarta-feira, com o encontro da primeira mão, no Estádio Santigo Bernabéu, em Madrid (21 horas locais, menos uma em Portugal continental).

«Claro que há pressão sobre ambas as equipas. O Real Madrid é favorito, sem dúvida alguma… e isso é uma grande oportunidade para nós», observou, com matreirice, o antigo médio internacional inglês, de novo ao leme dos ‘blues’ londrinos, sobre o duelo a duas mãos com os ‘merengues’, na conferência de imprensa de antevisão do duelo, realizada no Estádio Santiago Bernabéu, na capital espanhola, palco do encontro de quarta-feira.

«Vejam a qualidade individual dos jogadores do Real Madrid, craques como Modric ou Toni Kroos, a regularidade que ostentam e a liderança que têm dentro de campo. Vinícius é outro fora de série, sabemos a qualidade que tem no ‘um para um’. Assim como a mobilidade de Benzema. Teremos de estar preparados», foi o alerta que deixou aos seus, de fora para dentro.

Além de elogiar Enzo Fernández - «um líder» -, Lampard deixou uma palavra especial para a (imensa) qualidade individual que também abunda no balneário do Chelsea e no plantel que, pelo menos até final da presente temporada, tem às suas ordens e comanda.

«N’Golo Kanté é um jogador… fenomenal! É providencial na minha equipa, e um futebolista especial. Nota-se muito a sua ausência em campo, quando não pode jogar», reconheceu Lampard, que apesar do 11.º lugar do Chelsea na classificação da Premier League, garante os londrinos ao melhor nível quarta-feira no Bernabéu, ao nível da confiança.

«Numa temporada como a que o Chelsea tem vivido, é importante falarmos com os jogadores, fortalecer-lhes a mentalidade, pois tem sido muito complicado. Às vezes, ficam descrentes, e a minha missão é impedir que isso suceda», sublinhou a propósito, altura em que repisou os elogios a Enzo Fernández.

«Somos uma equipa jovem, mas com caráter. Enzo [Fernández], por exemplo. É um líder. E esta é uma caraterística que queremos potenciar em todos os jogadores. Mas será um jogo em que teremos de ser defensivamente fortíssimos, ante um dos melhores ataques do Mundo, o do Real. Vamos ter de estar bem coordenados e trabalhar bem sob pressão», afirmou Frank Lampard, que desvendou a ‘palestra’ e o que disse para mentalizar as suas ‘tropas’ para a ‘batalha’ dos dois últimos campeões da Europa.

«Disse-lhes que no futebol não há memória, e que devem deitar para trás das costas e esquecer tudo o que de menos bom tem acontecido esta temporada, pois há sempre uma nova oportunidade. Devemos centrar-nos no jogo de quarta-feira, e não no sucedido na época anterior [Madrid eliminou o Chelsea nos ‘quartos’, Real venceu 3-1 em Londres, Chelsea triunfou em Madrid por 3-1 nos 90’, após chegar a 3-0, Real passou com um golo no prolongamento, mesmo perdendo 3-2]», afirmou Lampard, sem esconder a desilusão que tem sido a campanha na Premier League dos ‘blues’ esta temporada.

«A Premier League é uma das provas mais complicadas do Mundo, mas a Champions é outra coisa. São cenários distintos. Teremos de estar ao mesmo nível do Real Madrid. Quando vejo o êxito que o Chelsea já conseguiu, como em 2012 [campeão da Europa, também], penso que é algo que todos têm, igualmente, de respeitar», ajuntou o técnico, ciente do ‘peso’ que é jogar no Estádio Santiago Bernabéu.

«É um ambiente tremendo. Temos jogadores jovens, mas que são grandes campeões. A Champions é uma prova especial. É uma grande oportunidade para a equipa… e para mim, já que é a minha estreia em jogos da fase a eliminar da prova no banco», admitiu à despedida.