Farense vence Casa Pia e sobe ao 7.º lugar
Marco Matias, Zach Muscat e Bruno Duarte apontaram os tentos dos algarvios; Fernando Andrade foi o autor do único golo dos lisboetas
O Farense somou o terceiro triunfo fora de casa na presente edição da Liga. Esta tarde/noite, em Rio Maior, os leões de Faro derrotaram o Casa Pia, por 3-1, e, com os três pontos conquistados, aproveitaram da melhor forma a derrota do Famalicão diante do SC Braga (1-2) para subirem ao 7.º lugar da tabela classificativa.
Com um plano de jogo muito assente na organização defensiva e na exploração dos contra-ataques, os comandados de José Mota não se incomodaram minimamente com o domínio (pouco produtivo, diga-se...) do Casa Pia e esperaram pelo momento certo para, numa transição, abrirem o ativo: aos 25 minutos, e após uma assistência de Bruno Duarte, Marco Matias fez o gosto ao pé.
Caminhava a partida para o intervalo quando os comandados de Pedro Moreira sofreram novo revés, agora de bola parada: Zach Muscat, aos 40 minutos, disse que sim ao cruzamento da esquerda de Marco Matias, na sequência de um pontapé de canto, e, de cabeça, aumentou a contenda. Antes disso, sublinhe-se, Felippe Cardoso e Leonardo Lelo tinham beneficiado de excelentes oportunidades para marcar, mas o remate do ponta de lança brasileiro saiu a rasar o poste direito da baliza de Ricardo Velho, e o cruzamento do lateral-esquerdo português, entretanto desviado por um adversário, bateu, precisamente, no poste direito da baliza do guarda-redes dos algarvios.
O Casa Pia entrou na etapa complementar com as linhas mais subidas e a exercer uma pressão ainda mais forte sobre o adversário, jogando maioritariamente no meio-campo ofensivo, mas voltou a ser o Farense a ter motivos para festejar. Bruno Duarte, à passagem do minuto 76, foi lançado em profundidade e, já dentro da área, depois de tirar João Nunes da jogada, atirou a contar e sentenciou o encontro.
O Casa Pia nunca baixou os braços e acabou por ter uma (ligeira) recompensa por essa atitude: Fernando Andrade, já ao cair do pano, rematou em arco, ainda de fora da área, para o golo mais bonito da noite.
O Farense devolveu, assim, a gentileza ao Casa Pia, uma vez que na primeira volta os gansos tinham ido ao Algarve vencer por 3-0. Com este resultado, os leões de Faro passam a somar 24 pontos e sobem ao 7.º lugar da tabela classificativa. Já os gansos mantêm os 19 pontos que já tinham, mantendo-se, para já, no 10.º posto. Mas ainda podem ser ultrapassados nesta ronda por Estrela da Amadora e Portimonense (que têm ambos 18 pontos) e ainda igualados pelo Gil Vicente (que tem 16).
Recorde o filme do jogo:
Final da partida! Casa Pia 1 Farense 3
O Farense sai de Rio Maior com três (saborosos) pontos na bagagem. Para o efeito, os comandados de José Mota interpretaram na perfeição a estratégia do seu treinador: excelente organização defensiva e qualidade nas transições ofensivas. Foi assim, de resto, que Marco Matias inaugurou o marcador, aos 25 minutos, depois uma cavalgada de Bruno Duarte pelo flanco direito, com o ponta de lança brasileiro a assistir na perfeição o extremo português para o primeiro da partida. Ainda antes do intervalo, e na sequência de um pontapé de canto batido por Marco Matias, Zach Muscat teve cabeça para fazer o segundo e levar os algarvios ainda mais confortáveis para o intervalo. Já na etapa complementar, o Casa Pia subiu ainda mais as suas linhas, tentou chegar ao golo para reduzir a desvantagem e relançar-se na discussão pelo resultado, mas a verdade é que voltaram a ser os leões de Faro a festejar: Bruno Duarte, aos 76 minutos, tirou João Nunes do caminho e rematou para o terceiro golo da turma orientada por José Mota. O melhor que os gansos conseguiram fazer foi chegar ao tento de honra, já muito perto do fim, quando Fernando Andrade, ainda de fora da área, rematou em arco para o fundo das redes da baliza de Ricardo Velho.
90+3': Cartão amarelo a Zach Muscat (Casa Pia).
90+1': Bomba de Ângelo Neto, do meio da rua, com a bola a sair muito perto da barra da baliza dos algarvios.
Quatro minutos de tempo adicional mínimo
90': Cartão amarelo a José Mota (treinador do Farense), por protestos.
88': Dupla substituição no Farense, com as saídas de Pastor e Bruno Duarte para as entradas de Fran Delgado e Cristian Ponde.
Golo do Casa Pia! 1-3
Remate em arco de Fernando Andrade, de fora da área, com a bola a entrar junto ao ângulo superior direito da baliza de Ricardo Velho. Excelente execução técnica do avançado brasileiro dos gansos.
77': Dupla substituição no Farense, com as saídas de Elves Baldé e Marco Matias para as entradas de Fabrício Isidoro e Belloumi.
Golo do Farense! 0-3
Mais uma transição rapidíssima dos algarvios, com Bruno Duarte, lançado em profundidade, a entrar na área e, já depois de desenvencilhar-se da oposição de João Nunes, a rematar para o fundo das redes da baliza de Lucas Paes. Se dúvidas existissem, agora parecem estar dissipadas: o Farense vai regressar ao Algarve com os três pontos na bagagem.
75': Remate frontal de Leonardo Lelo, mas a bola saiu ligeiramente por cima da barra da baliza defendida por Ricardo Velho.
70': Substituição no Casa Pia, com a saída de Tiago Dias para a entrada de Rúben Lameiras.
69': Substituição no Farense, com a saída de Mattheus para a entrada de Vítor Gonçalves.
68': Remate de ressaca de Pablo Roberto, depois de um pontapé de canto cobrado à esquerda por Tiago Dias e que João Nunes, no coração da área, assistiu o médio brasileiro, mas o tiro do recém-entrado saiu por cima da barra da baliza defendida por Ricardo Velho.
Estão 1.726 espectadores no Estádio Municipal de Rio Maior.
64': Tripla substituição no Casa Pia, com as saídas de Rafael Brito, Yuki Soma e Clayton para as entradas de Pablo Roberto, Jajá e Fernando Andrade.
53': Incursão relativamente perigosa do Casa Pia à grande área do Farense, mas nem Tiago Dias, primeiro, nem Clayton, depois, conseguiram rematar na direção da baliza contrária. Os gansos estão melhor, percebe-se, mas continua a faltar à equipa orientada por Pedro Moreira uma melhor definição no último terço.
Primeiros cinco minutos da segunda parte com o Casa Pia a querer mandar no jogo, na tentativa de chegar o mais rapidamente possível ao golo que lhe permita reduzir a desvantagem e reentrar na discussão pelos três pontos, mas a verdade é que, para já, o domínio dos gansos ainda não foi consubstanciado com aproximações perigosas à baliza do Farense.
Início da segunda parte!
O pontapé de saída pertence, agora, ao Casa Pia. Não há substituições em nenhuma das equipas, o que significam que regressam para a etapa complementar os mesmos 22 jogadores que haviam estado em campo na primeira parte.
Intervalo! Casa Pia 0 Farense 2
Tempo de descanso em Rio Maior com os leões de Faro (justamente) na frente do marcador. O jogo tem sido repartido, até com algum ascendente do Casa Pia em termos de domínio, mas a verdade é que o Farense costuma ser uma equipa extremamente perigosa nas transições ofensivas e foi assim, de resto, que abriu o ativo. Aos 25 minutos, e depois de uma 'fuga' de Bruno Duarte pelo flanco direito, Marco Matias, ao segundo poste, não desperdiçou a assistência do ponta de lança brasileiro e atirou a contar. Os gansos tentaram reagir, com Felippe Cardoso e Leonardo Lelo a ficarem perto do empate, mas a verdade é que voltou a ser o conjunto algarvio a marcar: canto da esquerda de Marco Matias e Zach Muscat (que já representou o Casa Pia), de cabeça, a bater Lucas Paes pela segunda vez. Não sendo impossível uma reviravolta, naturalmente, perspetiva-se muito difícil a vida para os comandados de Pedro Moreira na etapa complementar...
Um minuto de tempo adicional mínimo
Golo do Farense!
Pontapé de canto cobrado por Marco Matias do lado esquerdo e Zach Muscat, à entrada da pequena área, desvia de cabeça para o segundo tento dos algarvios.
36': Grande oportunidade para o Casa Pia! Passe longo de Zolotic para Leonardo Lelo, o lateral integrou-se bem na manobra ofensiva pelo corredor esquerdo e, já dentro da área, tirou um cruzamento que foi desviado por um adversário e levou a bola a bater no poste direito da baliza do Farense. Ricardo Velho, já feito para o cruzamento, estava batido...
33': Remate de meia distância de Marco Matias, forte, mas na direção de Lucas Paes, que defendeu com segurança.
31': Cruzamento/remate de Tiago Dias, da esquerda, com a bola a sair à figura de Ricardo Velho.
26': Responde de imediato o Casa Pia e quase chega ao empate! Remate à meia-volta de Felippe Cardoso, junto à marca de penálti, com a bola a tirar tinta ao poste direito da baliza defendida por Ricardo Velho. Esteve à vista o golo dos gansos...
Golo do Farense! 0-1
Transição rápida dos algarvios, assistência de Bruno Duarte e Marco Matias, na cara de Lucas Paes, atirou para o fundo das redes da baliza casapiana. Estão na frente os algarvios...
23': Mattheus, ainda no seu meio-campo defensivo, no interior do círculo central do setor intermediário, tentou explorar o ligeiro adiantamento de Lucas Paes, mas o remate do número 27 saiu por cima.
13': Remate frontal de Larrazabal, ainda de fora da área e na sequência de um pontapé de canto batido à direita por Tiago Dias, mas o tiro do lateral-direito espanhol do Casa Pia, apesar de forte, saiu à figura de Ricardo Velho, que amarrou com segurança.
9': Grande oportunidade para o Farense! Pontapé de canto cobrado por Mattheus, do lado direito, a bola foi desviada subtilmente ao primeiro poste e, ao segundo, Gonçalo Silva, completamente sozinho e com tudo para marcar, rematou enrolado e ao lado do poste direito da baliza defendida por Lucas Paes.
6': Atraso mal medido de Talocha para Ricardo Velho, de cabeça, mas a rápida intervenção do guarda-redes dos algarvios impediu males maiores para a sua baliza. É que Clayton estava à espreita para poder ser interveniente no lance...
Início da partida!
O pontapé de saída foi dado pelo Farense, que joga todo de branco. O Casa Pia também apresenta o seu equipamento tradicional, ou seja, todo de preto.
As três equipas já perfilaram para os adeptos e segue-se a tradicional escolha de campo ou bola. Depois disso, ficará tudo pronto para rolar a bola no recinto maiorense. Onde o frio, diga-se, está de bater o dente...
Os jogadores das duas equipas já terminaram os respetivos períodos de aquecimento, já recolheram aos balneários e, nos próximos minutos regressarão ao relvado do Estádio Municipal de Rio Maior para que o jogo possa ter o seu início.
Faltam cerca de 20 minutos para o início da partida e ainda são poucos os espectadores presentes no Estádio Municipal de Rio Maior. Os adeptos do Casa Pia estão, naturalmente, em maior número, divididos pelas duas bancadas centrais, sendo que num dos topos do recinto riomaiorense é já possível vislumbrar algumas dezenas de aficionados do Farense, que fizeram os cerca de 300 quilómetros que distam entre Faro e Rio Maior.
José Mota, treinador do Farense, efetua três mexidas na equipa titular relativamente à derrota (0-1) no dérbi algarvio, na ronda anterior: saem Fran Delgado, Fabrício Isidoro e Belloumi (todos por opção) e entram Pastor, Cláudio Falcão e Elves Baldé.
Pedro Moreira, treinador do Casa Pia, faz apenas duas alterações no onze que havia apresentado na última jornada, diante do Famalicão (0-2): saem Ricardo Batista (devido a castigo) e Pablo Roberto (por opção) e entram Lucas Paes e Yuki Soma.
Farense (treinador): José Mota
Farense (suplentes): Luiz Felipe, Fran Delgado, Artur Jorge, Rafael Barbosa, John Velásquez, Fabrício Isidoro, Cristian Ponde, Belloumi e Vítor Gonçalves
Farense (titulares): Ricardo Velho; Pastor, Gonçalo Silva, Zach Muscat e Talocha; Cláudio Falcão e Facundo Cáseres; Elves Baldé, Mattheus e Marco Matias (C); Bruno Duarte
Casa Pia (treinador): Pedro Moreira
Casa Pia (suplentes): Daniel Azevedo, Tchamba, Rúben Lameiras, Fernando Varela, André Geraldes, Fernando Andrade, Jajá, Pablo Roberto e Samuel Justo
Casa Pia (titulares): Lucas Paes; Larrazabal, João Nunes, Zolotic e Leonardo Lelo; Tiago Dias, Ângelo Neto (C), Rafael Brito e Yuki Soma; Felippe Cardoso e Clayton
Árbitro: Carlos Macedo (AF Braga); Assistentes: Fábio Silva e José Pereira; 4.º Árbitro: Márcio Torres; VAR/AVAR: Fábio Veríssimo e Pedro Martins
Já há equipas oficiais!
O Casa Pia entra para esta ronda no 10.º lugar da tabela classificativa, com 19 pontos, logo atrás do Farense, que está no 8.º posto, com 21 pontos. Em caso de triunfo, os gansos ultrapassam Boavista (que está no 9.º posto, com 20 pontos e que ontem perdeu diante do Benfica, 0-2) e Farense, igualando o Famalicão. Se, porventura, o triunfo sorrir aos leões de Faro, então a turma comandada por José Mota ultrapassa o Famalicão e termina a jornada no 7.º lugar.
Casa Pia e Farense medem forças a partir das 18 horas, num encontro referente à 18.ª jornada da Liga. A BOLA já está no Estádio Municipal de Rio Maior e vai contar-lhe tudo sobre este embate entre gansos e leões de Faro. E, como sempre, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!
Boa tarde!