Farense-Sporting: dois leões em ritmos diferentes
Estádio Algarve recebe o Farense-Sporting Foto: D.R.

ANTEVISÃO Farense-Sporting: dois leões em ritmos diferentes

NACIONAL23.08.202408:00

Os de Faro começaram o campeonato com duas derrotas, em contraste com os de Lisboa, que passearam. Fartura de golos nos últimos confrontos entre ambos.

Farense e Sporting abrem hoje a 3.ª jornada da Liga, defrontando-se no Estádio Algarve. O encontro terá o seu início às 20:15h e será dirigido por Tiago Martins (AF Lisboa), que terá como assistentes José Mira e Francisco Pereira. No VAR vai estar Fábio Veríssimo (AF Leiria) e no AVAR, Gonçalo Vaz Freire (AF Lisboa).

À partida para esta jornada, o Sporting lidera o campeonato com 6 pontos, tendo a companhia do Famalicão, FC Porto Moreirense e Vitória Guimarães. Os algarvios ainda não pontuaram e ocupam a 15.ª posição.

Nos últimos tempos, quando os dois leões se encontram, é sinónimo de fartura de golos: nas últimas quatro ocasiões, marcaram-se 22. Os dois emblemas já se defrontaram em 63 jogos, com 50 vitórias do Sporting, contra seis do Farense. Os leões venceram os nove últimos jogos realizados entre ambos.

FARENSE

Com duas derrotas tangenciais [1-2, com o Moreirense e 1-0, com o Rio Ave], o Farense teve uma entrada em falso na Liga. Recebe agora o Sporting em casa que não é a sua – vai receber os grandes no Estádio Algarve, em vez do São Luís –, num jogo de grau de dificuldade elevado.

Nos dois primeiros jogos os algarvios sofreram três golos, com a particularidade de dois deles, terem surgido na sequência de bolas paradas, mais concretamente de livres.

À exceção de Kaique, guarda-redes brasileiro emprestado pelo Palmeiras e que se lesionou no antebraço esquerdo no particular com o Benfica realizado em julho, José Mota tem todo o grupo à sua disposição e viu chegar nesta semana dois reforços: Miguel Menino, médio que na última temporada foi campeão nacional ao serviço do Sporting, e o avançado espanhol Álex Millán, proveniente do Oviedo.

Equipa provável (4x2x3x1): Ricardo Velho; Rivaldo, Marco Moreno, Lucas Áfrico e Talys Oliveira; Cláudio Falcão e Ângelo Neto; Belloumi, Filipe Soares e Marco Matias; Tomané

A antevisão de José Mota, treinador do Farense:

«Sporting também tem pontos fracos», assinala José Mota

22 agosto 2024, 14:05

«Sporting também tem pontos fracos», assinala José Mota

O Farense recebe nesta sexta-feira o Sporting no Estádio Algarve [20:15h] e José Mota prevê um grau de dificuldade elevado para a sua equipa. Aponta, também, motivação na sua equipa para tentar derrubar o leão.

SPORTING

Depois do desaire na Supertaça com o FC Porto, o Sporting iniciou o campeonato com a inspiração que o levou ao título na última temporada, tendo batido o Rio Ave [3-1] em casa e esmagado o Nacional [6-1], na Choupana. Segue-se agora o Farense no caminho do campeão nacional, um adversário que 2023/2024, vendeu muito caro as derrotas nos dois confrontos para a Liga.

Os leões seguem em passada triunfal na Liga, com cinco vitórias consecutivas, [três últimas jornadas da última época e duas nesta] e nos 14 últimos jogos realizados na competição, venceu 13, não perdendo nos últimos 23 jogos. A última derrota (2-3) dos leões na Liga, aconteceu a 9 de dezembro de 2023, em Guimarães.

Hoje, no Estádio Algarve, Ruben Amorim não vai contar com o capitão Morten Hjulmand, que já está recuperado do traumatismo no tornozelo esquerdo sofrido num treino antes do jogo com o Nacional e que o retirou desse encontro, preferindo não arriscar a sua utilização, olhando para o clássico com o FC Porto da 4.ª jornada, que se realiza no dia 31 deste mês.

Em sentido inverso, o treinador leonino já tem disponível Nuno Santos, que recuperou de entorse ligamentar no joelho esquerdo, sofrida, precisamente, no Estádio Algarve em julho, no jogo de preparação com o Sevilha. Ruben Amorim, na antevisão ao jogo, revelou que o esquerdino estava convocado – assim como o avançado Rodrigo Ribeiro -, mas não deverá ser titular, face ao tempo que esteve afastado dos relvados.

Equipa provável (3x4x2): Kovacevic; Eduardo Quaresma, Diomande e Gonçalo Inácio; Geovany Quenda, Morita, Daniel Bragança e Geny Catamo; Trincão, Gyokeres e Pedro Gonçalves

O que disse Ruben Amorim, treinador do Sporting, na antevisão ao jogo: