Farense: renovação vai provocar razia
Só 10 jogadores têm lugar assegurado; apenas Gonçalo Silva e Marco Matias devem continuar, dos 15 que terminam contrato.
Com um princípio de acordo para a continuidade do treinador José Mota por mais uma temporada, o Farense prepara uma mudança profunda no plantel. Dos 25 jogadores do quadro desta época que terminou, só 10 têm contrato e, em princípio, com lugar assegurado no novo grupo de trabalho para a temporada de 2024/2025: Ricardo Velho e Luiz Felipe [guarda-redes], Fran Delgado e Talys Oliveira [laterais], Cláudio Falcão, Seruca, Jhon Velázquez e Rafael Barbosa [médios] e Belloumi e Bruno Duarte [avançados].
Gonçalo Silva, Igor Rossi, Zach Muscat e Artur Jorge, os quatro centrais do plantel terminam contrato, mas apenas o primeiro [Gonçalo Silva] poderá continuar, decorrendo negociações nesse sentido. No setor intermédio, estão de saída Vítor Gonçalves, Fabrício Isidoro – as negociações para a sua continuidade estão num impasse – e Mattheus Oliveira, que não chegou a acordo para a continuidade porque tem propostas de clubes do médio oriente, Turquia e Itália mais vantajosas do ponto de vista financeiro, como A Bola já tinha anunciado. No ataque, Cristian Ponde, Zé Luís e Rui Costa estão de saída e há interesse dos dirigentes dos ‘leões de Faro’ na continuidade de Marco Matias. O guarda-redes Miguel Carvalho também termina o vínculo, mas o algarvio – natural de Faro – poderá integrar o plantel da próxima época.
Os algarvios pretendem também a continuidade de Pastor, mas o lateral direito esteve cedido por empréstimo pelo Ferroviária de Araraquara, com quem terão que negociar nesse sentido. Facundo Cáseres, médio defensivo argentino cujo passe pertence ao Vélez Sarsfield, também esteve cedido por empréstimo e não entra nos planos dos leões de Faro para a próxima época.
Além dos necessários reforços, os algarvios vão continuar a valorizar a sua formação e nesse sentido o júnior Rafael Teixeira [18 anos], um jogador que José Mota muito aprecia e que esteve no banco no jogo com o Portimonense na última jornada, vai estar mais próximo do plantel principal. Os responsáveis do Farense veem em Rafinha enorme potencial – ainda no passado sábado apontou dois golos na goleada (4-0) ao FC Porto, em juniores – e acreditam que o médio possa explodir e ser uma mais-valia como Belloumi o foi, nesta temporada.