Farense-Famalicão interrompido por insultos racistas a Chiquinho (vídeo)
Chiquinho queixa-se de insulto racista em Faro. Foto: LUÍS FORRA/LUSA

Farense-Famalicão interrompido por insultos racistas a Chiquinho (vídeo)

NACIONAL10.02.202417:19

Adepto chamou «macaco» a jogador dos famalicenses

O jogo entre Farense e Famalicão, relativo à 21.ª jornada da Liga, disputado na tarde deste sábado, ficou marcado por insultos racistas a Chiquinho, jogador dos minhotos.

À passagem dos 79 minutos, o jogador foi chamado de «macaco» por um espectador na bancada do Estádio de S. Luís, que foi identificado pela polícia no local.

O árbitro interrompeu a partida durante 5 minutos, até aos 84'. Pouco depois, Chiquinho foi substituído por João Pedro Sousa, dando lugar a Riccieli.

Derrota para os racistas

22 janeiro 2024, 09:30

Derrota para os racistas

Presidente da FIFA quer ir mais longe na luta contra o racismo. Mas até agora é pouco...

Entretanto, a Liga divulgou um comunicado a condenar o ato racista:

«A Liga Portugal condena de forma veemente todo e qualquer tipo de comportamento que coloque em causa a essência inclusiva e agregadora do Futebol. A Liga Portugal exorta as autoridades competentes a punirem, de forma exemplar, o adepto responsável pela conduta imprópria e prontamente identificado pelas forças de segurança presentes no Estádio São Luís, para que fique claro que no Futebol não há espaço para o racismo!».

O Sindicato dos Jogadores também reagiu em comunicado, condenado os atos «intoleráveis».

«O Sindicato dos Jogadores condena os insultos racistas dirigidos ao avançado Chiquinho, do Famalicão, no jogo frente ao Farense, a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O presidente Joaquim Evangelista manifesta total solidariedade com o jogador português: "As manifestações de racismo em qualquer estádio de futebol são intoleráveis. Quero manifestar total solidariedade com o Chiquinho e tendo o adepto em causa sido identificado pelas autoridades, espero uma ação célere e eficaz dentro de um quadro legal que foi revisto, precisamente, para afastar estas pessoas do futebol e punir eficazmente os seus atos. Tolerância zero!Ao Chiquinho e a todos os que, como ele, têm sido vítimas destes atos, deixo o nosso apoio incondicional.”»

Notícia atualizada às 20:09