Famalicão: uma dupla afastada do dérbi... outra dupla de regresso
Henrique Araújo e Filipe Soares, ambos lesionados, vão falhar deslocação a Guimarães; Zaydou Youssouf e Jhonder Cádiz estão de volta após castigo; Puma Rodríguez vai cumprir o segundo de dois jogos de suspensão
Na preparação do dérbi minhoto, diante do Vitória de Guimarães, agendada para as 20.30 horas deste sábado, João Pedro Sousa depara-se com dois cenários diferentes relativamente a duas duplas: Henrique Araújo e Filipe Soares, por um lado, Zaydou Youssouf e Jhonder Cádiz, por outro.
No caso dos dois primeiros, tratam-se de questões clínicas. Henrique Araújo saiu lesionado do encontro da jornada anterior, diante do Boavista (1-1), e estará de baixa nas próximas semanas. Já Filipe Soares leva mais de um mês de ausência dos relvados - a última partida em que participou foi a 28 de janeiro, frente ao Moreirense (0-1) - e ainda não tem luz verde do departamento médico para regressar à competição.
A outra baixa garantida é a de Puma Rodríguez. O extremo panamense viu cartão vermelho direto com o Arouca, foi castigado com dois jogos de suspensão, pelo que, tal como já aconteceu no embate com as panteras, falhará também o duelo com os vimaranenses.
Mas ao invés destas situações, João Pedro Sousa também tem motivos para sorrir. Afinal, o técnico famalicense volta a contar com dois elementos que têm sido determinantes na dinâmica coletiva: Zaydou Youssouf e Jhonder Cádiz.
Tanto o médio francês como o ponta de lança venezuelano cumpriram um jogo de suspensão na receção aos axadrezados, mas regressam agora às opções do treinador para o dérbi minhoto e devem ter, inclusivamente, via aberta para regressarem ao onze. Afinal, a importância de ambos ao longo da época está bem espelhada nos números.
A confirmarem-se o regresso destes dois pesos pesados ao onze, é possível que Gustavo Assunção e Florian Danho venham a ser os sacrificados.
Zaydou Youssouf tem feito uma parceria bastante interessante com Mirko Topic no duplo pivô de meio-campo, sendo que Jhonder Cádiz é a referência ofensiva do emblema de Vila Nova, rótulo que tem ainda mais peso devido ao facto de ser o melhor marcador da equipa: 10 golos em todas as competições (9 na Liga e 1 na Taça da Liga).
Precisamente na projeção do duelo com os conquistadores, João Pedro Sousa estará, ao início da tarde desta sexta-feira (14 horas), na sala de Imprensa do anfiteatro famalicense para antecipar o duelo de amanhã, diante do Vitória de Guimarães.