Famalicão só ganhou em casa ao Sporting uma vez (e há leão na história)
Pedro Gonçalves, então ao serviço dos minhotos, fez uma assistência no triunfo por 3-1 em 2019/20, altura em que o clube exibia jogadores que rumaram aos três grandes (ou com passado nos mesmos); Riccieli é o único resistente desse jogo
O Estádio Municipal de Famalicão não tem sido palco fácil para os leões nos últimos anos, mas com mais ou menos dificuldades o Sporting tem conseguido superar as adversidades e sair de casa dos minhotos com pontos. Na verdade, só por uma vez saiu derrotado, não foi há muito tempo e não foi por acaso.
A única vitória da equipa nortenha frente ao Sporting, diante dos seus adeptos, foi a 3 de março de 2020, em jogo a contar para a 23.ª jornada da Liga, que terminou 3-1. Na equipa que defrontou os verdes e brancos constavam jogadores que já tinham estado num dos grandes ou que acabaram por reforçá-los.
Falamos de nomes como Nehuén Pérez, Toni Martínez e Vaná, bem conhecidos do universo do FC Porto, Diogo Gonçalves e Roderick Miranda, com experiência no Benfica, e... Pedro Gonçalves, médio ofensivo que rumou ao Sporting na época seguinte, confirmando todo o potencial de leão ao peito.
Então ao serviço dos famalicenses, o jogador leonino contribuiu com uma assistência para o segundo golo de Diogo Gonçalves, que bisou (8' e 66'), depois de Uros Racic inaugurar o marcador (5') — Sebastián Coates fez o golo de honra do conjunto de Alvalade comandado por Jorge Silas.
Nesse onze liderado por João Pedro Sousa, apenas um resistente: Riccieli. O central brasileiro, que cumpre a sexta época no clube, somou a primeira titularidade esta época no desafio anterior, com o Lagoa (2-0), para a Taça de Portugal, espreitando este sábado a oportunidade de defrontar um adversário que bem conhece... e que ajudou a derrotar.