21 março 2024, 20:52
Gustavo Sá e a estreia nos sub-21: «Motivo de muito orgulho e felicidade»
Médio do Famalicão estreou-se na seleção nacional de sub-21, aos 19 anos, com uma assistência para o golo de Chermiti.
Gustavo Sá (sub-21 de Portugal), Otso Liimatta (sub-21 da Finlândia), Jhonder Cádiz (Venezuela), Enea Mihaj (Albânia), Puma Rodríguez (Panamá) e Martín Aguirregabiria (País Basco) são, por estes dias, baixas para Armando Evangelista; todos deverão ser opção para o dérbi minhoto diante do Gil Vicente, na próxima sexta-feira
Ausências... por bons motivos. Armando Evangelista está, por estes dias, privado de seis jogadores, uma vez que todos eles estão a representar os respetivos países nesta jornada internacional.
Gustavo Sá viveu, ontem, um dia para mais tarde recordar. Afinal, o jovem médio ofensivo fez a sua estreia absoluta com camisola de Portugal, no caso, pelos sub-21.
O número 20 do emblema minhoto foi lançado por Rui Jorge ao minuto 73 do desafio diante das Ilhas Faroé, referente à 6.ª jornada do Grupo G de qualificação para o Campeonato da Europa da categoria, que vai realizar-se no próximo ano, na Eslováquia, tendo dado boa conta do recado e contribuído para o melhor período dos jovens lusos.
Na altura que em Gustavo Sá entrou no terreno de jogo, Portugal vencia por 1-0, mas, nos instantes finais, a formação lusa marcou mais três golos e acabou a golear (4-0). O criativo dos famalicenses fez a assistência para o tento de Chermiti, aos 90+4 minutos.
21 março 2024, 20:52
Médio do Famalicão estreou-se na seleção nacional de sub-21, aos 19 anos, com uma assistência para o golo de Chermiti.
Gustavo Sá poderá voltar a vestir a camisola das quinas na próxima terça-feira (17.30 horas), quando Portugal defrontar a Croácia, em novo jogo de qualificação para a competição do próximo ano.
Outro dos jovens que o Famalicão tem numa seleção de sub-21 é Otso Liimatta. O médio-ofensivo/extremo finlandês, de apenas 19 anos de idade, joga na tarde de hoje diante da Albânia e na próxima terça-feira frente a Montenegro. Ambos os jogos são de qualificação para o Euro 2025 da categoria.
Quem voltou a ter o prazer de jogar pela sua seleção foi Jhonder Cádiz. O ponta de lança venezuelano estava há quase três anos sem ser chamado pelo selecionador, mas voltou a entrar nas contas do técnico da Venezuela e ontem foi mesmo utilizado na partida amigável frente à Itália.
11 março 2024, 19:40
Ponta de lança voltou a ser chamado pela Venezuela para os particulares diante de Itália (dia 21) e Guatemala (dia 24); está a dois golos de superar o registo da época passada nos famalicenses e de confirmar a melhor marca da carreira
O goleador dos minhotos entrou já dentro da última meia hora e ainda tentou ajudar a Venezuela a chegar à vitória, mas sem sucesso. Os italianos acabaram por vencer por 2-1.
No próximo domingo (22 horas), Jhonder Cádiz terá nova oportunidade de somar mais uma internacionalização pela seleção sul-americana, em novo jogo de caráter particular, desta feita diante da Guatemala.
Ao serviço da Albânia está Enea Mihaj. O defesa-central, de 25 anos, já leva 15 internacionalizações pela seleção principal do seu país, mas durante este fim de semana terá a oportunidade de aumentar esse registo.
Os albaneses agendaram dois amigáveis para esta ronda internacional, defrontando hoje o Chile (19.45 horas), e na próxima segunda-feira a Suécia (18 horas). Nessa partida com os suecos, Enea Mihaj até pode ter pela frente... Viktor Gyokeres. O ponta de lança do Sporting também está ao serviço da sua seleção - jogou e marcou, ontem, na goleada sofrida diante de Portugal (2-5), podendo haver a curiosidade do defesa-central dos minhotos e o avançado dos leões estarem frente a frente (também) em contexto de seleções.
Puma Rodríguez é outro dos embaixadores do Famalicão pelo mundo. O extremo jogou, na madrugada passada, pelo Panamá, tendo alinhado os 90 minutos na derrota da sua seleção diante do México (0-3), em partida referente às meias-finais da Liga das Nações da CONCACAF.
O número 7 do conjunto minhoto deverá voltar a ser opção para o selecionador do seu país no encontro do próximo domingo (22 horas), frente à Jamaica, na atribuição dos 3.º e 4.º lugares da competição.
Na lista de internacionais do Famalicão consta também Martín Aguirregabiria. O lateral-direito foi convocado pela seleção do País Basco para o encontro diante do Uruguai, que se realiza já amanhã.
Refira-se que a seleção do País Basco está de volta à competição quase três anos depois da última aparição, sendo que, neste caso, Martín Aguirregabiria tem a oportunidade a competir em contexto internacional.
É, pois, privado destes seis jogadores que Armando Evangelista tem trabalho nestes primeiros dias ao serviço do emblema de Vila Nova, mas, ao que tudo indica, e salvo qualquer imponderável de última hora, o técnico deverá poder contar com todos eles no seu jogo de estreia ao serviço do Famalicão, e que está marcado para de hoje a uma semana, no reduto do Gil Vicente.