Famalicão: Gil volta a ter Dias felizes nos Arcos
Extremo voltou esta época ao emblema minhoto e já fatura com a camisola dos famalicenses. (Foto: Fernando Veludo/LUSA)

Famalicão: Gil volta a ter Dias felizes nos Arcos

Último golo do extremo com a camisola dos minhotos tinha sido... diante do Rio Ave; quase quatro anos depois, esquerdino fez novamente o gosto ao pé ao serviço dos famalicenses e contribuiu de forma decisiva para o ponto conquistado no jogo de abertura da 8.ª jornada da Liga

Jogar no Estádio dos Arcos voltou a permitir a Gil ter Dias felizes. Ou, no caso, noites, uma vez que a partida de ontem, entre Rio Ave e Famalicão, teve o seu pontapé de saída às 20.15 horas. No entanto, e independentemente do fuso horário, a verdade é que o extremo voltou a ser feliz numa casa que, curiosamente, também já foi sua.

Corria o minuto 52 do jogo de abertura da 8.ª jornada da Liga quando o camisola 23 do emblema minhoto abriu o ativo e logo com um golaço: passe de Mario González e Gil Dias, à entrada da área, ligeiramente descaído para a direita, rematou em arco, com o pé esquerdo, colocando a bola no ângulo superior direito da baliza defendida por Jhonatan. O Famalicão passava a estar na frente do marcador - Hassan haveria de selar o empate aos 75 minutos - e Gil Dias voltava a fazer o gosto ao pé em Vila do Conde.

Afinal, havia sido no Estádio dos Arcos que o antigo internacional sub-21 português tinha marcado o seu último golo pelo Famalicão. Há quase quatro anos (12 de dezembro de 2020), na época 2020/2021, e naquela que foi a sua primeira passagem pelo conjunto de Vila Nova, Gil Dias já havia faturado em Vila do Conde, num encontro relativo à 4.ª eliminatória da Taça de Portugal e que o Rio Ave acabou por vencer (2-1).

Depois dessa temporada, Gil Dias (que, curiosamente, já tinha vestido a camisola do Rio Ave, em 2016/2017) rumou ao Benfica, tendo estado um ano e meio na Luz antes de voltar a emigrar. Passou pelo Estugarda (Alemanha) e pelo Legia Varsóvia (Polónia) - ao longo da carreira já tinha tido outras experiências além-fronteiras, nomeadamente no Mónaco (França), na Fiorentina (Itália), no Nottingham Forest (Inglaterra), no Olympiakos (Grécia) e Granada (Espanha) -, mas esta temporada regressou ao futebol português e, mais concretamente, ao Minho, para ser mais uma opção atacante para o plantel orientado por Armando Evangelista.

Ao sexto jogo (da segunda vida) no Famalicão, Gil Dias voltou a ter o prazer de festejar um golo com a camisola dos azuis e brancos do Minho, tendo contribuído decisivamente para o ponto conquistado pelo Famalicão - quarto empate consecutivo (!) - no reduto do Rio Ave. O esquerdino aproveitou (quase) na plenitude a sua primeira titularidade esta época, oportunidade que surgiu fruto do infortúnio de Sorriso, extremo brasileiro que tinha vindo a ser um dos destaques maiores dos famalicenses na presente edição da Liga e que está agora afastado das opções de Armando Evangelista devido a lesão.

Famalicão: Sorriso só volta depois da paragem

30 setembro 2024, 13:50

Famalicão: Sorriso só volta depois da paragem

Extremo brasileiro vai ser reavaliado a uma lesão no tornozelo esquerdo contraída na partida de ontem frente ao Nacional, mas é certo que vai falhar a deslocação ao terreno do Rio Ave, na próxima sexta-feira; Rafa Soares e Rocinha ainda têm esperanças de ir a Vila do Conde