Fenerbahçe Exclusivo A BOLA: Jorge Jesus sugere alternativa para apurar campeão
Jorge Jesus, treinador do Fenerbahçe, continua desconsolado pela decisão da federação turca de atribuir na secretaria uma vitória por 3-0 a todos os adversários que ainda tivessem de defrontar o Gaziantep e o Hatayspor até final da superliga (já foram cumpridas 24 das 38 jornadas). As duas equipas desistiram da competição, por terem sido as mais afetadas na sequência do sismo de magnitude 7,8 ocorrido no sul da Turquia e na Síria a 6 de fevereiro e que causou a morte de mais de 50 mil pessoas. O antigo portista Christian Atsu (31 anos) foi uma das sete vítimas confirmadas pelo Hatayspor, que perdeu também o diretor desportivo Taner Savut (48 anos).
O treinador português mantém a ideia de que «não é um campeonato com verdade desportiva», como acusou na conferência de imprensa após a vitória, fora, contra o Kayserispor (2-0), no último sábado. «O futebol não é mais importante do que a tragédia que aconteceu, mas a tabela classificativa ficou, também, desvirtuada», afirmou o Jorge Jesus ao nosso jornal, lembrando que não seria líquido que o líder e rival Galatasaray (com mais seis pontos) vencesse os dois jogos, na condição de visitante, frente a Gaziantep e Hatayspor.
«Qual seria a alternativa? Devia manter-se a classificação em vigor até ao momento da desistência das duas equipas, na medida em que os pontos foram conquistados em campo, e a partir de agora os adversários que iriam defrontar o Gaziantep e o Hatayspor não deveriam somar pontos nesses jogos. Depois, as quatro equipas mais bem classificadas participariam num play-off para decidir o campeão. Não sei se essa opção teria alguma viabilidade», esclareceu Jorge Jesus.
No atual contexto, Galatasaray e Fenerbahçe não entram em ação na última jornada da Superliga turca (18 de junho). O primeiro iria atuar, fora, contra o Gaziantep, o segundo jogaria no terreno do Hatayspor. Mais: os dois principais candidatos ao título vão defrontar-se em casa do Galatasaray (soma 13 vitórias consecutivas na Superliga) a 11 de junho, na 37.ª e penúltima ronda, num duelo que poderá definir o campeão.