Ex-Sporting defende igualdade de género no futebol: «É justo que ganhem o mesmo»
Bellerín afirma que as mulheres deviam ganhar tanto como os homens e aponta para a mudança na sociedade, que devia estar a acontecer também no desporto
Héctor Bellerín, que já passou pelo Sporting, expressou a sua opinião sobre o futebol feminino, apelando à igualdade de género e afirmando que as mulheres deveriam ganhar o mesmo que os homens.
«O que eu sei e o que acredito ser justo é que ganhem todos o mesmo, que somos igualmente profissionais, que tenhamos os mesmos direitos e que exista igualdade», começou por dizer, numa conversa no podcast En Clave de Rhodes.
«A pergunta é como fazemos isso? Isso é algo que ainda não sei. Eu sei que nós, o futebol masculino, temos de ser os primeiros a ajudar, porque nós temos a plataforma, temos os recursos. Fizemos esse caminho, porque antes elas não podiam caminhar. Então, creio que começa conosco, porque a sociedade já está a fazer isso, essa mudança, esse trabalho. A sociedade já apoia quase da mesma maneira que nos apoiam a nós», argumentou.
O espanhol mencionou o caso da final do Mundial de futebol feminino, em que a polémica à volta de Hermoso e Rubiales ofuscou a vitória da seleção espanhola: «Olha a final do Mundial, creio que temos a responsabilidade de corrigir. Uma responsabilidade, não só dos futebolistas, jogadores, clubes, entidades, ligas… Temos um poder muito forte, mas que é utilizado para coisas que só interessam a cada um, porque pensamos que o facto do futebol feminino ser maior significa que nos vão tirar um bocado a nós. Pensam que é assim e creio que é ao contrário, creio que é o melhor para todos. O futebol em geral vai crescer, então creio que existe esse medo de perder privilégios.»
O defesa de 29 anos está atualmente a representar o Btis, clube por quem trocou os leões no verão de 2023, após ter estado seis meses em Alvalade.