Ex-jogador do Benfica acumula cargo de treinador e selecionador na Bulgária
Ilian Iliev tem estado em destaque no Cherno More
Pouco comum, mas não inédito: Ilian Iliev vai acumular funções como treinador do Cherno More — equipa que lidera o campeonato búlgaro — e selecionador da seleção da Bulgária. O ex-jogador do Benfica e do Marítimo diz sentir-se «obrigado a ajudar a equipa nacional num período difícil».
O antigo centrocampista vai estrear-se contra a Hungria, a 16 de novembro, e três dias depois visita a Sérvia, sendo este o último jogo da qualificação búlgara para o Euro 2024.
«O nosso primeiro objetivo é melhorar o nosso estado de espírito. É melhor ganhar, ou pelo menos não perder», disse o novo selecionador da Bulgária. «Temos de jogar bem em termos tácticos para contrariar duas equipas fortes em grande estilo. Depois, para a Liga das Nações, temos de tentar qualificar-nos no grupo superior. Sempre fui uma pessoa que gosta do que faz. No momento em que vir que o meu lugar não é aqui, não vou ficar, mas isso não significa que vou desistir no primeiro fracasso» disse Iliev.
O antigo médio revelou que andava a «pensar nesta proposta há imenso tempo», anunciando que «qualquer pessoa que se sinta búlgara e possa ajudar a equipa nacional é bem-vinda». Deixa, no entanto, a ressalva: «Vamos querer reduzir o círculo de jogadores para vinte e tal. Naturalmente, se alguém mostrar uma grande evolução, terá uma oportunidade. Não somos um país com oportunidades ilimitadas, não que não tenhamos talento, mas talvez precisemos de mais auto-confiança. Não vamos aceitar apenas jovens, tem de haver pessoas experientes para ajudar na transição. Eles têm de acreditar que não somos piores do que algumas das equipas que não conseguimos vencer».
O ex-jogador tem contrato com o Cherno More por mais dois anos e sete meses, e juntos avaliarão a possibilidade de se manter a acumulação de cargos.