Evanilson espreita onze no jogo 100 pelo dragão

FC Porto Evanilson espreita onze no jogo 100 pelo dragão

NACIONAL25.02.202312:04

Face às dúvidas que subsistem relativamente à recuperação de Galeno - permanece a fazer tratamento a uma mialgia de esforço na coxa esquerda -, Sérgio Conceição poderá ver-se na obrigação de promover uma alteração forçada no onze face aquele que apresentou no Estádio Giuseppe Meazza, em Milão, diante do Inter.

O departamento médico liderado por Nélson Puga está a gerir a situação clínica de Galeno com pinças, uma vez que o extremo apresentou um quadro de dor no início da segunda parte do encontro da Liga dos Campeões, fazendo soar o alarme no banco azul e branco. O cenário não foi tão grave como fazia prever e Galeno está em dúvida, pelo que Evanilson (recuperado de lesão muscular) e Toni Martínez estão de prevenção para poderem entrar no onze diante do Gil Vicente.

No plano teórico, Evanilson, pelo seu passado recente e no dia em completará 100 jogos oficiais pelo FC Porto, parece levar vantagem sobre Toni Martínez para ser primeira opção, mas o facto de vir de uma série de três lesões consecutivas - duas nos joelhos e outra muscular - fazem Sérgio Conceição ponderar bastante na hora de escalar o onze.

Toni Martínez, por seu lado, está fresco porque não somou minutos diante do Inter e foi um dos grandes responsáveis pela recente vitória suada sobre o Rio Ave para o campeonato. São exercícios naturais para formar um onze contra o Gil Vicente, mas caso Galeno não entre nas cogitações do técnico - talvez uma forma de dar algum descanso ao luso-brasileiro, até porque se aproxima uma semana limpa sem jogos europeus ou da Taça de Portugal -, o certo é que Taremi terá um parceiro na frente de ataque.

Resta perceber se a escolha recairá sobre Evanilson, que dota a equipa de maior capacidade de segurar a bola e procurar aparecer em várias zonas do terreno, ou então em Toni Martínez, mais musculado, rotinado para um futebol mais de profundidade, combate e sempre irreverente.
A dúvida, a menos que Sérgio Conceição a dissipe hoje na conferência de imprensa de projeção para o duelo com o emblema de Barcelos, irá adensar-se até uma hora antes do apito inicial do encontro, marcado para amanhã, às 20.30 horas, no Estádio do Dragão.