15 junho 2024, 22:30
FC Porto: Eustáquio na rota da MLS
Médio pode sair já no verão; Leva duas épocas e meia de dragão ao peito e tem contrato até junho de 2027; Está atualmente ao serviço do Canadá, pelo qual vai disputar a Copa América
No rescaldo da excelente participação do Canadá na Copa América, o selecionador Jesse Marsch falou sobre a situação do médio nos azuis e brancos. «Adora o FC Porto, mas ele concorda que tem de jogar», apontou
Stephen Eustáquio foi uma das figuras do Canadá na excecional campanha da seleção norte-americana na Copa América. O portista, de 27 anos, foi titular até às meias-finais da competição, onde os canadianos foram eliminados pela Argentina, por 2-0. No jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares, o Canadá perdeu nos penáltis com o Uruguai, depois de um empate a duas bolas no tempo regulamentar. Nessa partida, o selecionador Jesse Marsch apostou num onze diferente e o médio dos dragões não saiu do banco.
Jesse Marsch, norte-americano de 50 anos que foi bicampeão e vencedor de duas Taças da Áustria no RB Salzburgo e treinador do ano em 2015 na MLS, quando orientou os New York Red Bulls, falou sobre a dificuldade de ter um grupo com grande valor e talento, mas no qual alguns jogadores que atuam no palco europeu têm pouco espaço nas suas equipas. À boleia desta ideia, Jesse Marsch falou sobre o caso de Eustáquio no FC Porto, especialmente na última época, em que o luso-canadiano perdeu espaço nos azuis e brancos por causa do domínio da dupla Nico González/Alan Varela.
«Uma das coisas que falei com o Stephen Eustáquio é que… ‘Ok, o FC Porto é um grande clube, mas tens de arranjar maneira de ser primeira opção em campo. Tens que jogar’», apontou o selecionador do Canadá», afirmando que o médio concordou que algo na sua carreira tem de mudar. «É difícil estar ao mais alto nível para a seleção nacional se não está a jogar de forma consistente no clube. Ele concordou, completamente. Ele adora estar no FC Porto, mas acho que está a avaliar o melhor para a sua carreira continuar a evoluir», situou o selecionador canadiano.
15 junho 2024, 22:30
Médio pode sair já no verão; Leva duas épocas e meia de dragão ao peito e tem contrato até junho de 2027; Está atualmente ao serviço do Canadá, pelo qual vai disputar a Copa América
Antes da Copa América, houve sondagens vindas da Major League Soccer (MLS) para Eustáquio, que não se traduziram em propostas concretas. Até ao momento. O mercado está ainda longe de aquecer, mas, por agora, o médio goza férias com a ideia de se apresentar no Olival com os restantes internacionais que estiveram no Europeu e Copa América.
«Ele é um bom exemplo para todos os jogadores. Quero que todos estes atletas tenham sucesso na sua vida profissional, seja da perspetiva de jogador como financeira para ajudarem as suas famílias. Mas se fizerem uma grande mudança para um grande clube europeu e não jogarem isso não ajuda», indicou, falando, especificamente, dos futebolistas canadianos ou com dupla nacionalidade que despontam em diversas Ligas: «Não podemos ter uma seleção com 26 jogadores em que só 13 jogam com regularidade, não é vantajoso. Mostramos que não importa onde jogam, se na Europa ou não, se estiverem focados e comprometidos isso não importa.»
Com contrato até 2027 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros, Eustáquio participou em 40 jogos do FC Porto, na época passada, 24 como titular e 16 como suplente utilizado. Em 2022/23, o quadro foi melhor: 31 a titular e com mais efetividade na Liga.