Euro-2024: Gavi qualifica Espanha e dá boleia à Escócia
Foto: IMAGO

Euro-2024: Gavi qualifica Espanha e dá boleia à Escócia

INTERNACIONAL15.10.202322:06

A Espanha foi a Oslo à procura do triunfo com o que ficaria diretamente classificada para a fase final na Alemanha, para a Noruega a vitória seria a única possibilidade de poder manter vivas as últimas esperanças de conseguir o milagre do apuramento. Finalmente ganharam os espanhóis, que têm assegurada a participação na fase final da prova, o mesmo sucede com os escoceses, só faltando saber quem serão os primeiros do grupo. A Noruega, com o benfiquista Fredrik Aursnes a titular, terá de lutar pela opção do “play-off”.

Uma das expetativas deste desafio era ver como se entenderiam os dois noruegueses de maior categoria, Odegaard e Haaland e como os dois centrais, Le Normand e Laporte, seriam capazes de fazer frente ao potente avançado do Manchester City. O jogador do Arsenal foi, efetivamente, o cérebro da equipa enquanto que Odegaard, sempre bem marcado, assustou quando arrancou um par de vezes desde o meio campo em grande velocidade em direção à área e teve uma boa oportunidade de marcar salva, já perto do intervalo, por Laporte

Antes, a Espanha, que procurou manter a posse de bola e não perder o controlo do jogo, chegou a marcar, num centro da direita, o defesa local Stramberg cortou mal, a bola entrava mas Morata cometeu o erro de querer confirmar o golo que foi anulado por estar fora de jogo. Tirando isso a seleção espanhola tentou surpreender com remates de longe, mas nenhum teve consequências.

No começo da segunda parte e depois duma jogada confusa com vários remates e recargas, a bola chegou a Gavi que a atirou para o fundo da baliza. De novo teve de entrar em ação o VAR, a demora foi longa até que a decisão final do árbitro foi a de considerar válido o tento que punha à Espanha à frente no marcador, A perder, a Noruega, procurou reagir, chegou a criar alguns problemas á defesa visitante mas, com o tempo, foi perdendo motivação e força física enquanto que a equipa espanhola, segura e tranquila a defender, não fez concessões e conseguir manter, até ao fim, a vantagem que lhe deu a vitória.