Euro 2024: as explicações para a escolha de Yamal como melhor jovem
Jogador eleito devido às prestações de qualidade em todos os jogos de Espanha
Lamine Yamal fez 17 anos um dia antes de se tornar no melhor jogador jovem do Euro 2024. Além do fator idade - nasceu em 2007 e todos os jogadores nascidos depois de 2001 estava habilitados à distinção - as suas exibições de qualidade não deixaram dúvidas ao painel de jurados que escolheram o prémio.
«Yamal apareceu em todos os sete jogos de la roja no Euro 2024, sendo titular em todos os jogos excepto na jornada 3 da fase de grupos [vitória por 1-0 frente à Albânia]. Tornou-se no mais jovem jogador no torneio quando foi a jogo frente à Croácia na 1.ª jornada e depois tornou-se no jogador mais jovem de sempre a marcar num Euro. Fez 17 anos no dia anterior à final frente à Inglaterra, tornando-se no mais novo a aparecer numa final de um Euro ou de um Mundial. Deixou a sua marca no jogo decisivo, assistindo Nico Williams, em lance que coroou mais uma boa partida no geral», explica a UEFA.
Yamal foi o jogador com mais assistências, quatro, e mais dribles, 32, em toda a competição e, por tudo isto, venceu a terceira edição deste galardão para o melhor jovem. O primeiro, em 2016, foi português: Renato Sanches.