Estrela da Amadora: Ronaldo volta após lesão e candidata-se ao onze
Possante avançado recuperou de problema muscular que o afastou por um mês e regressou frente ao Boavista, lutando para recuperar um lugar no onze ante o Farense
O panorama no Estrela da Amadora no que diz respeito às ausências continua particularmente difícil e para a partida de abertura da 14.ª jornada da Liga, que proporcionará uma deslocação ao reduto do Farense, os tricolores registam nove ausências, entre oito atletas lesionados e ainda um castigado. Porém, nem tudo têm sido más notícias e a cada encontro o departamento médico tem conseguido promover pelo menos um regresso.
A receção ao Boavista, realizada no passado domingo e com triunfo para o Estrela (3-1), contou com Ronaldo Tavares como a principal novidade: o ponta de lança estava afastado há mais de um mês, tendo surgido pela última vez no período final da deslocação a Alvalade para defrontar o Sporting (derrota por 3-2). Ante os leões, Ronaldo entrou aos 82 minutos, numa altura em que os amadorenses já perdiam e procuravam ainda resgatar um ponto da casa de um dos candidatos ao título e, depois foi obrigado a parar.
O possante avançado de 26 anos apresentou queixas pouco depois e falhou três partidas oficiais, duas delas pela Liga (derrota em casa ante o Moreirense e empate com o Rio Ave) e, pelo meio, não participou também na deslocação a Vizela, que resultou no afastamento da Taça (derrota por 2-1, após prolongamento), a contas com um problema muscular no ísquio. Uma lesão que, curiosamente, é similar ao mesmo problema que tem afastado Aloísio Souza, que se encontra fora de combate há mais de duas semanas.
Enquanto o brasileiro ainda debela esse problema de ordem muscular, o português de origem são-tomense recuperou em pleno e já ofereceu utilidade a Sérgio Vieira, que o lançou em jogo aos 76 minutos, instantes após Martim Tavares ter apontado o golo que, na altura, anulava a primeira vantagem conseguida pelo Estrela. Ronaldo mostrou estar próximo da sua habitual integração e ajudou a sua equipa a intensificar esforços na busca pela vitória e esta chegou mesmo, com o emblema da Reboleira a alcançar mais dois golos, aos 78 e 84 minutos.
Ronaldo juntou-se a Kikas, que marcou o golo da vitória, Régis, que havia entrado pouco antes e contribuiu com bela jogada individual, seguida de assistência, para o golo de Kikas, e Ronald, que ainda seria substituído aos 82 minutos, e contribuiu com cerca de dez minutos esforçados, nos quais até atirou por uma vez com sucesso para golo (estava, no entanto, em fora de jogo e o lance foi invalidado) e , face à resposta apresentada e à influência que representa para o coletivo – três golos em doze jornadas – o regresso ao onze será a próxima etapa.
O atacante bate, agora, à porta da titularidade, ficando em aberto se será já em Faro: André Luiz realizou prestação apagada no passado domingo e foi substituído por Kikas, que foi considerado o homem do jogo. Algo que poderia complicar a tarefa de Ronaldo, mas os dois são compatíveis e já alinharam juntos em vários momentos na presente temporada, pelo que será uma hipótese a ter em conta para esta sexta-feira.