Estrela da Amadora: Pedro Mendes aponta a regresso há muito desejado
Pedro Mendes, do Estrela da Amadora, comunica com os companheiros de equipa em jogo pela Liga de futebol. Foto: Maciej Rogowski/Imago.

Estrela da Amadora: Pedro Mendes aponta a regresso há muito desejado

NACIONAL17.04.202419:48

Grave lesão de Diogo Fonseca abre vaga no eixo da defesa estrelista; central coloca-se em vantagem pela experiência acumulada na carreira

O azar de uns pode ser a sorte de outros e essa máxima pode usar-se no futebol e, em concreto, no Estrela da Amadora, que registou a perda de Diogo Fonseca, que irá parar por largos meses e já regressou ao SC Braga, com o qual mantém contrato e onde cumprirá toda a recuperação. Sérgio Vieira perde, assim, um titular que se vinha tornando indiscutível desde a sua primeira partida - a infelicidade fez com que Fonseca realizasse apenas cinco jogos pelo Estrela.

Por outro lado, o treinador certamente se reconfortará por verificar que é o eixo da defesa um dos setores mais e melhor compostos a nível de opções. De há dois meses para cá, Kialonda Gaspar (desde que regressou da Taça das Nações Africanas) e Miguel Lopes (desde que voltou de lesão) impuseram-se no onze, junto de Diogo Fonseca, e face a esta baixa são vários os candidatos a rendê-lo.

O primeiro e principal candidato a suceder-lhe será Pedro Mendes, que há muito aguardava a sua oportunidade para regressar à equipa - nas últimas semanas, tem alternado entre o banco e bancada. O central de 33 anos falhou a convocatória para a receção ao Sporting e figurou no banco de suplentes nas duas últimas partidas, tendo sido chamado a jogo no passado domingo, ante o Rio Ave, precisamente para render o azarado Fonseca.

Pedro Mendes soma até ao momento onze partidas com a camisola do Estrela, todas pela Liga, e espera aumentar o seu pecúlio, mas não se encontra sozinho na corrida: os canhotos Mansur e Rúben Lima são também duas possibilidades fortes. Estes dois atletas reúnem capacidade para alinhar tanto como central pela esquerda como no papel de alas pelo mesmo lado, reunindo maiores possibilidades de utilização que as restantes duas opções para o eixo.

Com possibilidades mais remotas de utilização, o plantel estrelista dispõe ainda de Johnstone Omurwa e Lucão, defensores que têm estado arredados das escolhas da equipa técnica: o queniano não é convocado há mais de dois meses, desde que defrontou – como titular – o Estoril no início de fevereiro, ao passo que o brasileiro ainda não somou qualquer minuto desde que regressou, na reabertura do mercado, após ter cumprido meia temporada de empréstimo ao Red Bull Bragantino.

Face à experiência acumulada – é, inclusivamente, internacional por Portugal por uma ocasião – Pedro Mendes está acostumado a fases decisivas como a que o Estrela atravessa e poderá, nesse sentido, ser a escolha de Sérgio Vieira para a deslocação ao Bessa, onde no sábado os tricolores defrontarão o Boavista. A confirmar-se, o trio de centrais estrelista pode fazer-se valer da experiência competitiva acumulada entre Mendes, Gaspar e Miguel Lopes, cada um com muita quilometragem acumulada ao longo dos respetivos percursos.