Estrela da Amadora: o plantel que mais valorizou na Liga em ano e meio
A equipa do Estrela da Amadora, perfilada antes de um jogo pela Liga de futebol. Foto: Maciej Rogowski/Imago.

Estrela da Amadora: o plantel que mais valorizou na Liga em ano e meio

NACIONAL25.03.202412:48

Tricolores foram o clube que mais se valorizou entre todos os emblemas que disputam o primeiro escalão nos últimos 18 meses: grupo de trabalho amadorense valorizou 12,5 milhões de euros

Firme nos seus intentos de garantir a permanência na Liga após a época de regresso ao convívio do futebol português, o Estrela da Amadora prepara-se para receber o líder da competição, o Sporting, esta sexta-feira.

Um encontro no qual pretende surpreender os leões no seguimento de uma temporada difícil, mas na qual cedo se afastou dos lugares de despromoção numa luta ponto a ponto motivada por um plantel em desenvolvimento. Essa realidade confirma-se através de outro dado além dos resultados desportivos: no valor de mercado, no qual se constata que a avaliação global dos tricolores disparou positivamente no espaço do último ano e meio.

Os números mostram que nenhum outro emblema atualmente a disputar a Liga cresceu tanto no seu valor global, para o qual contribui cada um dos jogadores que integram o plantel. Segundo o Transfermarkt, o Estrela aumentou o valor do seu plantel em...12,5 milhões de euros em pouco mais de ano e meio.

Para fazer esse exercício, bastará recuar a julho de 2022, altura em que o emblema amadorense iniciava a época que haveria de ditar a subida ao primeiro escalão, após ter terminado a Liga 2 em terceiro lugar e afastado o Marítimo num derradeiro play-off, com um plantel avaliado em pouco menos de três milhões de euros - vários dos elementos, na altura, não tinham sequer valor de mercado e vários outros apresentavam cotações bastante residuais.

À data atual, o plantel do Estrela da Amadora está estimado em 15,48 milhões de euros - o quarto menos valioso da Liga, à frente de Desportivo de Chaves (15,08 milhões), Casa Pia (14,98) e Farense (13,80). Uma posição que se tornou possível graças à valorização de jogadores como Léo Cordeiro ou Léo Jabá, que duplicaram a sua avaliação de mercado - o médio cifra-se em 800 mil euros, ao passo que o extremo detém um valor de 2 milhões de euros à data atual.

O exemplo de maior crescimento a nível percentual foi o de André Luiz, que praticamente triplicou o seu valor: chegou à Reboleira estimado em 150 mil euros, ao dia de hoje valerá 400 mil. Com menor peso financeiro, mas a contribuir fortemente para o crescimento do valor de mercado do Estrela registam-se casos semelhantes ao do brasileiro emprestado pelo Flamengo: podem juntar-se exemplos particulares como Manuel Keliano, que face à sua presença na Taça das Nações Africanas, ao serviço de Angola, viu o seu valor de mercado passar para o dobro no espaço dos últimos três meses - de 200 para 400 mil euros.

A primeira época de Nkanyiso Shinga no primeiro escalão foi também devidamente valorizada pelo mercado, com o sul-africano a cotar-se em 350 mil euros e também o mercado de janeiro ajudou a que esta valorização fosse possível. Diogo Fonseca, que saltou para a equipa titular, e Mateus Bernardo, que reforçou a equipa sub-23, contribuíram com mais 100 mil euros cada para este somatório.

Um resultado que será visto como a correspondência ao trabalho de desenvolvimento realizado pela equipa técnica liderada por Sérgio Vieira e um incentivo para as jornadas que faltam disputar-se, nas quais os tricolores pretendem garantir a continuidade no primeiro escalão.

Também lhe poderá interessar: «Adeptos do Estrela 'pegam fogo' à Reboleira à chegada do autocarro da equipa para o desfile pela Amadora»