Estrela da Amadora: Léo Cordeiro regressa para assumir papel de guerreiro
Léo Cordeiro (à esquerda), alinhado antes de jogo do Estrela da Amadora pela Liga de futebol. Foto: Maciej Rogowski/Imago.
Foto: IMAGO

Estrela da Amadora: Léo Cordeiro regressa para assumir papel de guerreiro

NACIONAL13.05.202415:59

Brasileiro está de volta às opções após ter cumprido jogo de suspensão; é o jogador com mais minutos de todo o plantel e deve desempenhar papel fundamental na 'final' frente ao Gil Vicente

Para a última jornada da Liga restam dois duelos em particular: FC Porto e SC Braga discutirão o terceiro lugar em confronto direto e, mais abaixo, ainda está por decidir-se a equipa que seguirá para o play-off, no qual defrontará o terceiro classificado da Liga 2 (também ainda por apurar) para definir a última vaga na edição 24/25 do campeonato. O Estrela da Amadora será, por isso, um dos protagonistas da próxima ronda, lutando com Boavista e Portimonense pela manutenção na última ronda.

Os tricolores dispõem de uma última possibilidade de evitar as emoções e incertezas de um play-off, bastando-lhe derrotar o Gil Vicente na Reboleira ou, em alternativa, igualar o resultado que o Portimonense alcançar no embate com o Farense. O próximo fim de semana será, por isso, de batalha para o emblema amadorense e, como tal, o técnico Sérgio Vieira deverá contar com um dos guerreiros com os quais mais contou ao longo da temporada: Léo Cordeiro está de volta às opções e deve regressar ao onze.

O brasileiro foi ausência notada na deslocação a Vizela, na qual o Estrela não evitou uma derrota pesada (4-0), tendo cumprido um jogo de suspensão devido ao facto de, na partida anterior – deslocação ao Arouca (0-0) – ter sido admoestado com o quinto cartão amarelo. O médio desfalcou um setor que ficou limitado em metade das opções existentes, visto que Aloísio, outro titular habitual titular, ainda recupera de uma rotura no ísquio e Manuel Keliano também está a contas com problemas musculares.

Com isto, sobraram no leque de possibilidades Pedro Sá e Leonel Bucca, que formaram dupla na intermediária, e Tashan Oakley-Boothe, que integrou a partida à passagem da hora de jogo, que passam a voltar a contar com a concorrência de Léo Cordeiro. À luz da influência que detém para a equipa e o somatório de minutos realizados, este deverá saltar diretamente para o onze e recuperar o seu lugar no centro do terreno, restando a discussão pelo restante lugar entre os três nomes acima mencionados.

Léo Cordeiro, de 28 anos, é de resto o jogador mais utilizado em toda a temporada do Estrela, com 2668 minutos acumulados em 33 partidas, distribuídos entre Liga – 31 jornadas em 33 possíveis – uma eliminatória na Taça de Portugal e ainda a 1.ª eliminatória da Taça da Liga, disputada ainda em julho. Um estatuto que o torna um dos elementos a colocar na linha da frente para o embate com o Gil Vicente, no qual os tricolores esperam pôr termo a oito jornadas consecutivas sem vencer e selar a manutenção no convívio dos seus adeptos.