Estoril: Vasco Seabra é especialista anti-grandes
Técnico dos canarinhos venceu o FC Porto pela primeira vez na carreira, mas está habituado a tirar pontos aos três grandes, façanha que já conseguiu por oito ocasiões
Causou sensação a vitória do Estoril sobre o FC Porto no Estádio do Dragão, tanto mais que os canarinhos se apresentavam na Cidade Invicta como últimos classificados (saltaram de imediato na classificação com o triunfo alcançado). Ainda assim, no seu banco de suplentes os canarinhos tinham alguém experimentado na arte de tirar pontos aos grandes: Vasco Seabra parece saber como o fazer.
O registo do atual técnico estorilista contra os três grandes é bastante positivo, tendo à segunda tentativa na presente temporada conseguido ganhar pontos a um dos emblemas de maior dimensão do futebol português...e logo vencendo como visitante (1-0). Poucas semanas antes, recorde-se, o mesmo Estoril já havia estado próximo de pontuar na receção ao Benfica, na qual sofreu um golo já perto do final, apontado por António Silva (1-0).
Ao longo da ainda curta carreira - cumpre apenas a sexta época no escalão maior - Vasco Seabra já conseguiu travar os grandes, arrancando empates ou até vitórias a Benfica, FC Porto ou Sporting já por oito ocasiões... e parece habituado a fazê-lo, tendo-o conseguido com particular frequência quando orientou o Moreirense, emblema no qual conseguiu arrancar igualdades ao três grandes no mesmo ano, em 2021.
De resto, Vasco Seabra conquistou pelo menos um resultado positivo em desafios perante um grande em cada temporada (apenas não o conseguiu em 18/19 e 19/20 porque...na altura não treinava na Liga principal) e o histórico triunfo no Dragão permitiu a Vasco Seabra alcançar dois feitos: derrotou o FC Porto pela primeira vez na carreira e também nunca tinha tirado pontos a um dos grandes a jogar como visitante.
No que ao FC Porto diz respeito, o técnico de 40 anos já havia alcançado duas igualdades pelo Moreirense (1-1 em 2021) e também pelo Paços de Ferreira (0-0 em 2017). Um registo que passa a ficar idêntico ao que alcançou perante o Benfica, que também já logrou derrotar por uma ocasião, quando comandava o Boavista (3-0 em 2020) e ante o qual contabiliza igualmente dois empates pelo Moreirense (1-1 em 2021) e pelo Paços de Ferreira (0-0 em 2017).
Falta, por isso, a Vasco Seabra levar de vencido o Sporting, ante o qual empatou por duas vezes, como treinador do Marítimo (1-1 em 2022) e também pelo Moreirense (1-1 em 2021). Um desígnio que poderá ficar guardado para o início de janeiro, período para o qual está agendado o confronto entre leões e canarinhos, pela 16.ª jornada da Liga.