Estoril: Sy sem minutos, mas optou por permanecer e ir à luta
Harouna Sy recebe a bola durante um exercício em sessão de treino do Estoril. Foto: Estoril Praia SAD.

Estoril: Sy sem minutos, mas optou por permanecer e ir à luta

NACIONAL02.02.202419:18

Ala francês ainda não somou qualquer minuto pelos canarinhos em jogos oficiais; apesar dessa situação, declinou todas as abordagens e preferiu ficar para disputar um lugar na equipa

Tal como se esperava, o último dia de mercado foi utilizado pelo Estoril para resolver a situação de jogadores excedentários ao grupo, que acertaram rescisões amigáveis. Assim aconteceu com o médio Ivan Pavlic (foi apontado ao Portimonense, mas a sua inscrição pelos algarvios não deu entrada na Liga nem foi feita qualquer oficialização) e o extremo Dele Yusuf, que rumou ao Radnicki, da Sérvia, e muitos aguardavam que o mesmo pudesse acontecer com Harouna Sy.

Ao contrário do que pudesse esperar-se, em função da ausência de minutos do francês, este permaneceu no clube e até figurou na convocatória para o embate com o Rio Ave (1-1), numa decisão tomada em conjunto por ambas as partes e que, apurou A BOLA, partiu de iniciativa do próprio jogador. Recorde-se que Sy, que chegou à Amoreira nos últimos dias de agosto, ainda não somou qualquer minuto oficial com a camisola dos canarinhos, mas não se deixa abater por esse facto.

O lateral gaulês ainda não competiu oficialmente pelo Estoril, mas não baixa os braços e pretende ir à luta, numa postura de intocável profissionalismo que terá agradado não só à administração estorilista como também ao técnico Vasco Seabra, que apesar de ainda não lhe ter reservado qualquer minuto de utilização o incluiu nas convocatórias para a receção ao Arouca, ainda antes da disputa da final four da Taça da Liga e, como acima referido, na deslocação a Vila do Conde.

De resto, o lateral de 27 anos apenas foi convocado para um total de quatro das…40 partidas já disputadas pelo Estoril na presente temporada, mas optou por permanecer na Amoreira e surpreender positivamente os seus companheiros e responsáveis pelo clube da Linha de Cascais, tanto mais que, apurou o nosso jornal, recebeu abordagens de diversos clubes, de diferentes países, mas nenhuma sem converteu em ofertas concretas nem mereceu particular interesse por parte do esquerdino.

Assim, Harouna Sy concentra-se na complicadíssima tarefa de concorrer com Tiago Araújo, um dos jogadores mais utilizados de todo o plantel, por minutos na ala esquerda do Estoril, na qual foi inclusivamente preterido por Rodrigo Gomes e Wagner Pina, as duas opções para a direita que já foram utilizados no lado contrário em situações pontuais. Situações essas que o gaulês pretenderá nas próximas semanas provar ao seu treinador que não mais serão necessárias até ao final da época.