Estádio António Coimbra da Mota. Foto: IMAGO

Estoril: nomeada Comissão de Gestão até à realização de eleições

Presidente da Mesa da Assembleia-Geral do emblema da Linha de Cascais confirma demissão da vigente direção do clube, que será substituída provisoriamente por um grupo de associados até novo ato eleitoral

Apenas três dias após ter sido conhecida a demissão dos corpos gerentes do GD Estoril Praia (clube), o presidente da Mesa da Assembleia-Geral do emblema da Linha de Cascais, Alexandre Faria, informou, em comunicado, que a instituição será administrada por uma Comissão de Gestão.

Em comunicado lançado na tarde desta sexta-feira no site oficial do Estoril, o responsável pela Mesa da Assembleia-Geral e antigo presidente do clube estorilista, elencou todos os acontecimentos, por ordem cronológica, e anunciou a sua decisão, justificando a mesma.

«Nomeio uma Comissão de Gestão, que irá substituir a Direção cessante com efeitos imediatos», pode ter-se no texto onde, em seguida, enumera os associados convidados para o efeito - Francisco Braga, Nuno Ribeiro, Nuno Jorge, Maria Inês Rodrigues e João Baptista assumirão provisoriamente os destinos do clube.

Eis o comunicado emitido pelo Estoril, na íntegra:
Informo os Sócios do Grupo Desportivo Estoril Praia dos seguintes factos e decisões: 1. No dia 2 de Abril, o vogal da Direção, João Carreira, apresentou-me a renúncia ao seu cargo, sendo o segundo elemento deste órgão a fazê-lo durante este mandato; 2. No dia 3 de Abril, recebi um requerimento, assinado por diversos Sócios, solicitando a marcação célere de uma assembleia geral para deliberar sobre a destituição da Direção; 3. A 8 de Abril, os restantes elementos da Direção apresentaram-me as renúncias aos seus mandatos, onde expressaram a disponibilidade para colaborar numa eficiente transição; 4. Perante este último facto, fica prejudicada em definitivo a realização da assembleia geral referida no número 2; 5. Apesar de os Estatutos estipularem que os passos seguintes deverão ser definidos em exclusivo por mim, decidi convocar e ouvir o Conselho Consultivo, o que sucedeu numa reunião realizada a 10 de Abril, para a qual também convoquei o Presidente do Conselho Fiscal e os membros efetivos da Mesa da Assembleia Geral, cujos preciosos contributos e opiniões muito agradeço; 6. Recolhidas as sugestões sobre os factos recentes acima mencionados e feita a minha devida ponderação, importa agora anunciar as decisões; 7. Atendendo à necessidade de assegurar o normal funcionamento do Clube, para além da urgente preparação das novas épocas desportivas e a apresentação do próximo Orçamento, a apreciar em assembleia geral já no mês de Maio, entendo que estes factos não são compatíveis com a realização, neste momento, de eleições para a Direção do Grupo Desportivo Estoril Praia, sendo esse um processo que requer a devida reflexão e preparação de listas por parte dos possíveis candidatos, assim como a adequada informação prévia aos Sócios; 8. Por esses motivos e nos termos do número 1 do artigo 40º dos Estatutos, nomeio uma Comissão de Gestão, que irá substituir a Direção cessante com efeitos imediatos, composta pelos seguintes Sócios: Francisco Araújo Figueiredo Braga (Sócio número 623), Nuno Filipe Morais Mota Ribeiro (Sócio número 1823), Nuno Jorge Graça da Costa (Sócio número 2646), Maria Inês Sousa Rodrigues (Sócia número 3508) e João Nuno Assunção Baptista (Sócio número 4812), a quem estou grato por terem aceite o meu convite para o exercício temporário destas funções; 9. Anunciarei, em momento oportuno e dentro dos prazos estatutários, a data para a Assembleia Eleitoral relativa à Direção, assim como os prazos para a correspondente apresentação de candidaturas; 10. Nestes tempos de elevada exigência, onde quaisquer divisões deverão ser evitadas, apelo à forte união de todos na defesa dos superiores interesses do Estoril Praia. Saudações Estorilistas O Presidente da Assembleia Geral Alexandre Faria