26 janeiro 2024, 07:00
Koindredi tem os dias contados até ao Sporting
Chega domingo a Alvalade depois de jogar a final da Taça da Liga; Estoril empresta e em junho assina em definitivo por cinco anos; custa cerca de 4 milhões de euros
Treinador dos canarinhos, Vasco Seabra, não valoriza o facto de o Sporting de Braga ter mais um dia de descanso para a final da Taça da Liga, preferindo apontar para o momento inédito na sua carreira e dos seus jogadores, que pode resultar na conquista de um troféu
Na véspera de o Estoril disputar a primeira final da Taça da Liga da sua história, Vasco Seabra identifica «um momento histórico para o clube» e para si próprio enquanto treinador dos canarinhos, visto que também disputará a primeira final da sua carreira.
«Disse-o no final do jogo (ndr: frente ao Benfica) e volto a repeti-lo: eu também sou inexperiente em finais. Sou eu, a maioria dos jogadores, é o clube e penso, por aquilo que tenho visto, que há 80 anos que o Estoril não chegava a uma final. É um momento histórico para o clube e estou muito feliz por aqui estar», realçou o treinador, entusiasmado pelo aproximar das 19.45 horas deste sábado, hora agendada para o apito inicial para o desafio.
Após o Estoril ter surpreendido o Benfica na meia final, esta quarta-feira, o treinador estorilista garante não existir euforia no balneário nem, muito menos, excesso de confiança pelo feito alcançado, insistindo na já habitual ideia de «uma equipa equilibrada».
«Começando pela euforia: já quando os resultados não nos são tão favoráveis e passamos por períodos em que não estamos tão bem, temos reforçado que esta é uma equipa que sabe manter-se equilibrada. Não andámos em função do que têm sido só os resultados em si para ditar a nossa alegria ou o nosso entusiasmo. O nosso foco é o nosso desempenho e o que podemos controlar, se dermos o melhor de nós», explicou, focado em enfrentar o SC Braga.
Os guerreiros do Minho chegam à partida decisiva com mais um jogo de descanso que o Estoril, aspeto que não preocupa Vasco Seabra, que destaca que o que é realmente importante para o emblema da Linha de Cascais é o privilégio de enfrentar esse tipo de obstáculos, visto significar que os canarinhos desafiam os melhores adversários em partidas de elevada exigência.
«Independentemente de o adversário ter mais um dia de descanso que nós, temos vindo a dizer que queremos estar a jogar de três em três dias ou de quatro em quatro dias mais vezes. Por isso, temos de dimensionar-nos para isso, é uma prova para os nossos jogadores também poderem competir e desfrutar disso, com essa ambição e responsabilidade», respondeu de imediato, concentrado na preparação da sua equipa para o desafio.
Uma final inédita no historial do Estoril que pode ditar um final feliz para uma caminhada muito bem conseguida do emblema da Amoreira, que permitiu afastar poderosos adversários poderosos como o acima referido Benfica e, ainda na fase de grupos, o FC Porto. Dois pontos altos que colocaram vários jogadores do emblema da Linha de Cascais em foco, em especial Koba Koindredi e Rafik Guitane.
Sobre as situações dos dois franceses – Koindredi deverá juntar-se ao Sporting logo após a conclusão da final e Rafik Guitane já foi apontado ao Benfica - Vasco Seabra considera a atenção natural em função da qualidade e rendimento de ambos, mas não teme perder esses ou outros jogadores. «Relativamente à (ndr: possível) perda de jogadores: é o mercado», define, sereno.
26 janeiro 2024, 07:00
Chega domingo a Alvalade depois de jogar a final da Taça da Liga; Estoril empresta e em junho assina em definitivo por cinco anos; custa cerca de 4 milhões de euros
«É extraordinário que eles possam estar visíveis e acho mesmo que é incrível para um treinador poder ver os seus jogadores serem associados a todos os clubes de topo. É incrível para o Estoril, para eles e para o seu treinador, porque eu fico extraordinariamente feliz», reconheceu, com orgulho, o treinador do Estoril, que ainda endereçou palavras de apreço à Liga de Clubes pela valorização que tem feito sobre a Taça da Liga.
Vasco Seabra afirmou, satisfeito, que a Liga «consegue transformar a Taça da Liga numa festa do futebol», lembrando ainda as várias atividades que decorrerão ao longo deste sábado em Leiria, onde a final da competição terá lugar.