Estoril: manutenção garantiu renovação de Vasco Seabra até 2025
O treinador Vasco Seabra, concentrado antes de um jogo do Estoril pela Liga de futebol. Foto: Maciej Rogowski/IMAGO.
Foto: IMAGO

Estoril: manutenção garantiu renovação de Vasco Seabra até 2025

NACIONAL13.05.202414:43

Acordo entre canarinhos e treinador incluía cláusula automática caso a continuidade na Liga fosse alcançada; procedimento já havia sido realizado com Ricardo Soares na época transata, o que não invalidou a sua saída

Em qualquer clube que dispute a Liga, a concretização do objetivo para a temporada define o planeamento para a época seguinte - no caso do Estoril, essa situação foi literal e envolveu inclusivamente o próprio treinador e o seu futuro próximo. Vasco Seabra detinha contrato até ao final da presente temporada e, a partir deste momento, ficou a saber que o seu futuro passará pela Amoreira, sem necessidade de envolver qualquer negociação entre as duas partes, por força de uma premissa no acordo entre as duas partes.

Bastou o facto de o Portimonense não ter conseguido derrotar o Rio Ave para que, ainda antes de o Estoril entrar em campo frente ao Sporting, o técnico já soubesse que tinha a sua continuidade garantida. Isto devido ao facto de, no momento em que assumiu o comando técnico, Vasco Seabra ter acordado uma cláusula de renovação automática, válida por mais uma época, a partir do momento em que o Estoril garantiu a manutenção na Liga, garantindo o seu lugar para 2024/2025.

A concretização do objetivo acionou uma opção por mais um ano de ligação entre as duas partes, ficando agora o treinador ligado ao Estoril até junho de 2025 num tipo de acordo que é prática comum na administração estorilista. Recorde-se que este foi também o procedimento levado a cabo com o técnico que terminou a época anterior, Ricardo Soares, que também acionou essa mesma cláusula e até acabou por deixar o clube, tendo acordado a rescisão por mútuo acordo em função de ter recebido uma proposta dos chineses do Beijing Guoan.

Poderá ser também este o caso de Vasco Seabra, que passa a ter mais um ano de contrato…mas até poderá sair, caso receba uma oferta que considere interessante – nas últimas semanas, o treinador foi noticiado como uma das possibilidades em equação para o comando técnico da seleção da Coreia do Sul.  De resto, foi o próprio treinador que, logo após o embate com o Sporting, deu conta da sua renovação automática e do seu entusiasmo em continuar ligado ao projeto dos canarinhos, ainda que admitindo todos os cenários.

«Eu tenho contrato…ou seja, garantindo a manutenção o contrato renovaria automaticamente. Tenho contrato, gosto muito de estar no Estoril, sinto muito o carinho das pessoas, mas também sabemos que no futebol as coisas mudam com muita facilidade, seja da parte do clube ou por situações que possam acontecer», identificou o treinador. Apesar desta boa relação entre ambas as partes, que não implica um cortar de pernas caso surja uma boa possibilidade, não se prevê que Seabra deixe o Estoril este verão.

É com Vasco Seabra ao comando – e ainda com uma jornada para realizar em 23/24, ante o Moreirense - que o emblema da Linha de Cascais planifica a próxima época, com a única diferença contratual a residir no facto de não existir qualquer opção de prorrogação para qualquer um dos lados. O que significa, por isso, que caso o Estoril pretenda estender o vínculo com o treinador no decorrer da próxima temporada, terá de fazê-lo através de negociações e um acordo convencionais.