Estoril: João Carlos pode dizer adeus com titularidade com o Moreirense
João Carlos, do Estoril, procura ultrapassar o guarda-redes Andrew, do Gil Vicente, em jogo pela Liga de futebol. Foto: David Martins/ZUMA Wire.
Foto: IMAGO

Estoril: João Carlos pode dizer adeus com titularidade com o Moreirense

NACIONAL14.05.202417:38

Atacante brasileiro pode despedir-se do clube da Linha de Cascais com uma última presença no onze; termina contrato e não irá renovar, mas merece consideração de toda a estrutura

Com a permanência já garantida, o Estoril encara a última jornada da Liga, frente ao Moreirense, sem pressão competitiva, o que não retira a ambição de terminar o campeonato com um triunfo que pode confirmar uma classificação superior à da temporada passada – em 22/23, os canarinhos alcançaram a 14.ª posição, na presente edição ocupam a 13.ª e podem ainda terminar em 10.º, de forma partilhada). E essa ambição não deverá invalidar algumas mexidas no onze para efetivar algumas despedidas.

Uma delas poderá ter lugar na frente de ataque, setor no qual João Carlos realizará a sua última partida como jogador do Estoril. O atacante de 29 anos terminará contrato e não possui convite para renovar, fruto de não ter conseguido superar o estatuto de terceira opção para o lugar de ponta de lança, atrás do habitual titular, Cassiano, e do seu concorrente mais direto, Alejandro Marqués. Ainda assim, a imagem de profissionalismo de João Carlos sempre imperou, o que pode valer-lhe esse prémio.

O brio do brasileiro é reconhecido de forma unânime na Amoreira, desde os seus companheiros de equipa até à equipa técnica e administração, pelas três épocas e meia de duração do seu vínculo. O camisola 50 nunca conseguiu impor-se como primeira escolha, tendo chegado à Amoreira em janeiro de 2021, mas contribuiu sempre de forma saudável para o equilíbrio do grupo e respondeu presente sempre que foi chamado a intervir, especialmente entre 2022 e 2024.

O empréstimo à Académica, que em 21/22 disputava a Liga 2, revelou-se muito proveitoso para João Carlos, que se sagrou melhor marcador dessa competição, gerou algum interesse no mercado…mas acabaria por não sair, regressando ao Estoril para reforçar o contingente ofensivo e cumprir um total de 50 partidas nas duas últimas épocas com sete golos, cinco deles como suplente utilizado.

Foi nesse registo que o atacante mais se destacou, contribuindo com entradas e golos em poucos minutos de utilização que o deixam muito bem visto no grupo e na estrutura…mas não inviabilizarão a sua saída a custo zero face ao desinteresse das duas partes em não renovar. O Estoril pode avançar para o mercado ou, quem sabe, promover em definitivo Rodrigo Ramos, o melhor marcador da sua equipa sub-23 para ocupar esse lugar, ao passo que João Carlos dará novo rumo à sua carreira.

O próximo destino do avançado não é ainda conhecido e apenas se definirá nas próximas semanas. Antes de se consumar a saída, Moreira de Cónegos deverá ser o local escolhido para uma última dança entre João Carlos e Estoril, esperando ambas as partes que consigo traga golo(s) a acompanhar…