Estoril: Helena Costa é a nova diretora desportiva, com efeitos imediatos
Helena Costa na sua apresentação como diretora desportiva do Estoril, acompanhada por Ignacio Beristain, presidente da SAD dos 'canarinhos'. Foto: Estoril Praia SAD

Estoril: Helena Costa é a nova diretora desportiva, com efeitos imediatos

NACIONAL01.01.202514:33

Canarinhos oficializam chegada da dirigente, que já era conhecida desde a última assembleia-geral da SAD; treinadora torna-se a primeira mulher a desempenhar funções de diretora desportiva na Liga portuguesa

No primeiro dia de 2025, o Estoril inicia uma nova era na sua estrutura, tendo oficializado uma chegada que, na verdade, já era conhecida desde a última Assembleia-Geral da sua SAD: Helena Costa será, com efeitos imediatos, a nova diretora desportiva dos canarinhos.

O emblema da Linha de Cascais anunciou a chegada da dirigente que, desta forma, passa a tornar-se a primeira mulher a assumir funções de diretora desportiva em Portugal – Mariana Vaz Pinto desempenhou o cargo de team manager na B SAD em 21/22 – no seguimento de uma carreira como treinadora que o Estoril destaca no comunicado lançado no seu site e redes sociais, no qual dá conta desta novidade na sua estrutura.

«Como treinadora principal, Helena Costa foi a timoneira das seleções femininas do Catar e do Irão, tendo conquistado dois títulos em Portugal com o 1º Dezembro e um com o Odivelas, sendo que havia já passado pela formação do Benfica. Em 2014, assinou como treinadora principal do Clermont Foot, da Ligue 2, tornando-se a primeira contratação de uma treinadora para uma equipa profissional masculina de futebol», recordaram os estorilistas.

Helena Costa iniciou funções esta quarta-feira, esperando-se a sua presença no banco de suplentes na deslocação do Estoril à Reboleira, para defrontar o Estrela da Amadora, num duelo direto pelo 12.º lugar da Liga marcado para este domingo. À sua chegada, a diretora desportiva dos canarinhos não escondeu a sua ambição.

«Títulos, era o que eu gostava de deixar (ndr: como legado)», declarou. «Gosto de ganhar, não vou negar, mas não pode ser uma coisa do dia para a noite. Havendo trabalho, paciência, boa coordenação e dinâmica, acho que é possível”, concluiu Helena Costa.