Estoril: Bom momento de Pina leva-o à estreia por Cabo Verde
Wagner Pina, do Estoril, disputa a posse de bola com Paulo Victor, do Desportivo de Chaves, em jogo pela Liga de futebol. Foto: Maciej Rogowski/Imago.
Foto: IMAGO

Estoril: Bom momento de Pina leva-o à estreia por Cabo Verde

NACIONAL16.03.202419:23

Ala direito brilhou esta sexta-feira com a assistência que garantiu o regresso dos 'canarinhos' aos triunfos na Liga; bom momento do jogador valeu-lhe a chamada à seleção do seu país, pelo qual pode cumprir a primeira internacionalização

O Estoril respirou um pouco mais fundo esta sexta-feira, ao ter conseguido abrir a 26.ª jornada com uma vitória sobre o Portimonense que permitiu o regresso aos êxitos após cinco partidas sem triunfar e ainda a ultrapassagem direta ao adversário (e também ao Rio Ave) de forma a que os canarinhos saltassem para a 14.ª posição da Liga. E, para que acontecesse, muito se deveu à prestação de Wagner Pina, que se assume como uma das atuais sensações do conjunto estorilista.

Ante os algarvios, o lateral direito – que assume funções de ala no Estoril, que se apresenta em 3x4x3 – alcançou a primeira assistência da temporada, tendo servido Cassiano para o único golo da partida e ainda esteve perto de, também ele, figurar na lista de marcadores num remate surpresa que embateu no poste esquerdo, com aparente desvio do guarda-redes contrário. No fim de contas, colocou-se entre os melhores em campo e justificou a aposta de Vasco Seabra, que lhe concedeu a segunda titularidade consecutiva.

O treinador estorilista tem reforçado a aposta nos seus serviços e já o utilizou em 21 partidas, algo que não escapou à atenção do selecionador nacional de Cabo Verde, Bubista, que o convocou e deverá possibilitar-lhe a estreia como internacional A pelo seu país. Apesar de ter nascido em Portugal – é natural de Vialonga, nos arredores de Lisboa – Wagner Pina sempre foi detentor de dupla nacionalidade e nunca renegou as suas origens familiares cabo-verdianas, chegando agora ao convívio dos Tubarões Azuis.

A seleção cabo-verdiana irá realizar dois encontros de preparação ante a Guiana, na próxima quinta feira, e a Guiné Equatorial, quatro dias depois. Em função do excelente momento que atravessa na Amoreira, o lateral/ala deverá ter a oportunidade de se mostrar e marcar pontos para o futuro. Assim, de um perfeito desconhecido no momento em que foi chamado em definitivo a servir a equipa principal do Estoril, até ao atual estatuto de primeira escolha passou pouco mais de meio ano e um percurso de afirmação…foi uma questão de meses.

Uma ascensão no Estoril que se tem denotado no aspeto desportivo – nas últimas duas semanas relegou Tiago Araújo, que se assumia como escolha primordial até então, ao banco de suplentes, com a ala esquerda a ser ocupada por Rodrigo Gomes – e também financeiro, tendo visto o seu valor de mercado disparar nas últimas semanas. Em finais de dezembro, o passe do ala direito estorilista era avaliado em 250 mil euros, hoje já se cifra em 800 mil…e a perspetiva será a de continuar a crescer.

Para já, Wagner Pina cumpre descanso após os 90 minutos cumpridos ante o Portimonense e rumará esta segunda-feira à Arábia Saudita, onde se disputarão os compromissos de Cabo Verde, e estará ausente dos trabalhos do emblema da Linha de Cascais pelo menos durante uma semana, sendo aguardado ainda bem a tempo de integrar a preparação para a receção ao FC Porto, agendada para dia 30, pela 27.ª jornada da Liga.