Estes miúdos só sabem vencer
Portugal vs Grécia. Foto: Hugo Delgado/Lusa

Estes miúdos só sabem vencer

NACIONAL17.10.202321:52

Rodrigo Gomes e Francisco Conceição voltaram a 'partir a louça toda'

Quatro vitórias em outros tantos jogos, 16 golos marcados e apenas um sofrido. É este o cartão de visita da Seleção Nacional sub-21, que lidera o grupo G de apuramento para o Euro 2025. A Grécia viu-se grega para parar Rodrigo Gomes e Francisco Conceição, autores dos dois golos da formação lusa. 

A emoção tomou conta do D. Afonso Henriques durante o minuto de silêncio pelas vítimas suecas do ataque desta segunda-feira, em Bruxelas, com o árbitro da partida (sueco) visivelmente emocionado. Atento nas bancadas a ver os miúdos, esteve o Roberto Martínez.

Debaixo de um dilúvio, a seleção nacional entrou a todo o vapor e podia ter marcado logo no primeiro minuto. Tal como no jogo com a Bielorrússia, o lado direito português começou a fazer estragos. Francisco Conceição ganhou em velocidade na direita e assistiu para Fábio Silva, em boa posição, cabecear por cima. Pouco depois, foi Vasco Sousa a cruzar para o avançado luso cabecear à figura.

A Grécia sentia muitas dificuldades em chegar à baliza nacional e só de bola parada, por uma única vez, criou perigo. Foi Koutsias, de livre direto, a obrigar Samuel Soares a aplicar-se. Do outro lado, a ameaça chegou em forma de golo. Carlos Borges trabalhou bem na esquerda, deu no meio em Francisco Conceição que assistiu para Rodrigo Gomes, vindo de trás, disparar para o fundo das redes.

Rui Jorge mexeu em tempo de intervalo, ma continua a ser Conceição a fazer das suas, com um remate em arco a esbarrar na trave. Os portugueses iam desperdiçando e os gregos acreditaram que era possível chegar ao empate. Contudo, a parceria Gomes/ Conceição voltou a fazer estragos. O primeiro foi carregado em falta na área e o segundo converteu a grande penalidade em golo.

A Grécia ainda colocou o esférico no fundo das redes, mas Niarchos estava em fora de jogo.