«Estando a jogar ou estando fora, Cristiano Ronaldo teria sempre este impacto»
Rui Vitória (à esquerda) junto do presidente da Iber Cup, Filipe Rodrigues, e Francisco Kreye, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Cascais. Foto: Iber Cup.

«Estando a jogar ou estando fora, Cristiano Ronaldo teria sempre este impacto»

NACIONAL07.07.202413:41

Rui Vitória considera natural que os focos se concentrem sobre o capitão da Seleção Nacional pela sua dimensão mediática; treinador foi embaixador da IberCup e acredita que vários dos participantes chegarão à elite

O técnico Rui Vitória, três vezes campeão nacional ao serviço do Benfica e que há alguns meses deixou o cargo de selecionador do Egito, foi a principal figura do último dia de competição da IberCup 2024, que se realizou no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril, enquanto embaixador convidado da prova, destinada a vários escalões de futebol de formação masculino e feminino. Logo após a cerimónia de entrega de medalhas, o treinador de 54 anos não se escusou a comentar alguns temas da atualidade do futebol português.

Em destaque, a Seleção Nacional e Cristiano Ronaldo. «O Cristiano é uma figura mediática fortíssima e seja a jogar ou estando fora ele teria sempre este impacto. Todos vimos o que se foi passando num dos jogos em que entrou uma série de pessoas só para estarem à volta dele…os pormenores de jogar ou não jogar, sabemos que muitas vezes está dependente de uma série de coisas que não controlamos. Não sou ninguém nesta altura para dizer se ele devia ou não jogar», reconhece Rui Vitória.

O 'eu' acima do 'nós'

7 julho 2024, 11:00

O 'eu' acima do 'nós'

Não se procuram bodes expiatórios, mas compare-se o desempenho de CR7 e Pepe. Até que ponto o ego prejudica o coletivo? - 'Sistema tácito', o espaço de opinião do jornalista Paulo Pinto

O técnico enalteceu a importância da IberCup como uma experiência importante para jovens de tão tenra idade, nomeadamente num ano que coincidiu com a disputa do Euro 2024. «Acho que ajuda muito, pois vai ficar marcado para muitos deles, que têm tempo para um dia jogarem um Campeonato da Europa», lembrou.

«Fica aqui uma ligação muito boa entre o Campeonato da Europa e um torneio destes, porque de certeza que estes miúdos irão ter uma recordação que jamais irão esquecer. Havemos de ouvir falar muito de alguns deles, que irão um dia dizer que estiveram na IberCup em Portugal», antevê, por fim.