Esta Bela encarnou o papel de Monstro em Alvalade
Atalanta fez a festa em Alvalade (IMAGO/Maciej Rogowski)
Foto: IMAGO

Esta Bela encarnou o papel de Monstro em Alvalade

NACIONAL05.10.202320:10

A Atalanta impôs a primeira derrota da temporada ao Sporting (1-2), em jogo da 2.ª jornada do Grupo D da Liga Europa

O que dizer de uma primeira parte com sentido único? Elogiar a ação da Atalanta, uma Bela que dominou por completo um leão que de monstro não teve nada.  

À passagem dos primeiros 20 minutos os adeptos começaram a ficar impacientes com a literal asfixia da equipa leonina e o treinador Rúben Amorim pediu-lhe calma, mas, o pior estava para vir: dois golos! 

A formação de Bérgamo dominava em todos os setores, e encontrou o ouro no corredor direito, onde Fresneda e Diomande não tiveram pernas (nem nada) para travar o ímpeto ofensivo dos italianos, a quem tudo saía bem. E de cada vez que a Atalanta subia em bloco o Sporting tremia por tudo quanto era lado. 

Ao intervalo, os jogadores devem ter ficado com as orelhas a arder, e Rúben Amorim não foi de meias medidas: três substituições a abrir a etapa complementar. Coates, Geny Catamo e Edwards foram lançados para os lugares de Huljmand, Nuno Santos e Paulinho, respetivamente. Mudou tudo, principalmente o ritmo de jogo que, até então, estava a ser imposto pela Bela de Bérgamo. 

Gia Piero Gasperini apercebeu-se de imediato que o jogo estava a mudar, também mexeu nas suas peças, lançou o avançado Scamacca, a estrela da companhia, recuperado de lesão, mas os leões foram conseguindo, a espaços, chegar mais perto da baliza à guarda de Musso que, diga-se, na primeira parte foi mero espectador. 

Destaque para a primeira grande oportunidade do Sporting, aos 53 minutos, fruto de uma jogada estudada, em que, na marcação de um livre, Pedro Gonçalves meteu a bola na direita, e Edwards cruzou na perfeição para o segundo poste onde Gonçalo Inácio cabeceou a bola, que passou rente ao poste direito. 

Estava dado o mote para o novo fôlego do Sporting que, apesar do desgaste físico, emocionalmente os jogadores estavam empenhados em chegar ao golo, que viria a surgir de penálti, pelos pés de Gyokeres – que marca pelo quarto jogo consecutivo –, após mão na bola de Scalvini a remate de Diomande.

O Sporting cresceu e Edwards teve oportunidade para empatar (77’), não fosse a excelente intervenção de Musso e, logo a seguir, Geny Catamo levantou os adeptos, com um remate com selo de golo, mas em que a bola acabou por embater em cheio no poste! 

A Atalanta acautelou-se, começou a guardar mais a bola, sem descurar a baliza, qual monstro de olho na sua presa, e já nos últimos minutos, Scamacca obrigou o espanhol Adán a fazer defesa da noite.

O desempenho do Sporting foi curto, não tivesse dado 45 minutos de avanço, e talvez o desfecho tivesse sido outro. 

Recorde abaixo as principais incidências da partida. 

Fim do jogo

O Sporting perdeu, em casa, com a Atalanta (1-2)

90+2': Cartão amarelo a Daniel Bragança.

Jogam-se cinco minutos de tempo de compensação. 

90+1': Sai Matheus Reis entra Daniel Bragança. 

90': Remate forte, de longe, de Scamacca com Adán a responder com uma excelente defesa. 

No outro jogo do Grupo D os polacos do Raków estão a perder em casa com os austríacos do Sturm Graz (0-1). 

84´: Cartão amarelo a Pedro Gonçalves após ter empurrado De Roon (Atalanta). 

83': Falta dura de Tolói (Atalanta) sobre Gyokeres, ficou a pedir-se segundo amarelo. 

80´: Alteração na Atalanta: saiu Giorgio Scalvini e entrou José Palomino.

78': Geny Catamo faz vibrar as bancadas, acertou em cheio no poste! Na jogada anterior, Edwards obrigou Musso a grande defesa. 

76': Golo do Sporting (1-2): Gyokeres engana Musso, apesar de a bola ter batido no ferro! 

Golo do Sporting (1-2)

Gyokeres marca de penálti.

76': Cartão amarelo a Scalvini (Atalanta).

73': Penálti para o Sporting. O árbitro foi consultar o VAR. Mão na bola de Scalvini no remate de Diomande.

Estão em Alvalade 42.301 espectadores. 

67': Responde Rúben Amorim com mais uma alteração: Fresneda é rendido por Ricardo Esgaio. 

67': Em lance individual, Gyokeres entrou na área, mas na selva de adversários, não conseguiu rematar.

65': Mais duas substituições no Atalanta: Zappacosta entra para o lugar de Emil Holm e Éderson dá lugar a Mario Pasalic. 

60': Cartão amarelo a Rafael Tolói (Atalanta), após falta sobre Geny Catamo. 

59': Após jogada de insistência, com Matheus Reis em ação, Gyokeres rematou à baliza, mas a bola bateu num adversário.

56': Remate forte de Edwards, mas a bola acabou por sair muito por cima.

O Sporting cresceu no terreno, está a jogar mais perto da área da Atalanta, com Gasperini a gritar muito do banco para dentro do relvado. 

53': Dupla substituição na Atalanta: Rafael Tolói deu lugar a Berat Djimsiti e De Ketelaere saiu para a entrada de Gianluca Scamacca. 

52': O Sporting esteve perto do golo!! Na marcação de um livre, numa jogada de laboratório, Pedro Gonçalves colocou em Edwards que cruzou bem para Gonçalo Inácio que subiu mais alto do que todos, mas viu a bola passar rente ao poste direito. 

51': Cartão amarelo a Berat Djimsiti (Atalanta) após falta sobre Edwards. 

47': Edwards entrou com vontade. Tentou tabelar com Gyokeres depois de ultrapassar dois adversários, mas a bola acabou por perder-se. 

Coates, Geny Catamo e Edwards lançados no jogo, saíram Huljmand, Nuno Santos e Paulinho. 

Começa a segunda parte

O Sporting já fez três alterações

Coates, Geny Catamo e Edwards estão a aquecer. Adivinham-se mexidas no Sporting. 

Intervalo

O Sporting está a perder com a Atalanta (0-2)

Ouvem-se assobios em Alvalade... 

Belo entendimento entre ambos. Depois, Ruggeri ficou isolado e chutou rasteiro. A bola não entrou logo, mas ficou à mercê de novo remate, desta feita para uma baliza deserta.

43': Golo da Atalanta (0-2): Excelente entendimento entre Lookman e Ruggeri, que, isolado, rematou rasteiro, com Adán ainda a defender, mas a bola escapou-lhe e, na recarga, o camisola 22 não falhou. 

Golo da Atalanta (0-2)

Ruggeri marcou o segundo golo do jogo.

40': Remate forte de Lookman com Adán a mostrar bons reflexos.

33': Golo da Atalanta (0-1): Numa jogada ao primeiro toque, Zappacosta, na direita combinou na perfeição com Lookman, que cruzou para a área onde apareceu Scalvini que só teve de encostar. Diga-se que é o primeiro golo de Scalvini (19 anos) nas competições europeias.

Golo da Atalanta (0-1)

Scalvini foi o marcador.

29': Remate de Éderson (Atalanta), de fora da área, com a bola a subir muito e a passar por cima do travessão.  

Com a titularidade de Matheus Reis em detrimento de Coates, é Gonçalo Inácio quem está a desempenhar as funções de patrão do eixo defensivo, jogando na posição central da linha de três defesas.

25': Gyokeres lançar Paulinho em profundidade, com os adeptos a aplaudirem a iniciativa. O sueco parece que ficou a coxear, após este lance. 

Decorridos os primeiros 20 minutos de jogo o Sporting continua sem conseguir chegar à área adversária. 

18': Zappacosta (Atalanta) cobrou o livre direto a penalizar falta de Paulinho. 

18': Rúben Amorim virou-se para a bancada e pediu calma aos adeptos, algo impacientes com este sufoco inicial dos leões. 

17': Está a ser intenso o duelo entre Zappacosta (Atalanta) e Nuno Santos, mais um canto para os italianos.

15': Remate de De Roon (Atalanta), que saiu desenquadrado com a baliza e muito por cima. 

O Sporting está a sentir algumas dificuldades face à pressão dos italianos e Rúben Amorim está a pedir calma aos seus jogadores. 

Grande ambiente nas bancadas de Alvalade. 

9': Djimsti (Atalanta) cabeceou com perigo, a responder a cruzamento de Koopmeiners, pela direita. 

6': Cruzamento de Matheus Reis, na esquerda, com a bola a ser desviada para canto.

4': Lance de grande perigo para a baliza dos leões, com Lookman (Atalanta) na esquerda, a cruzar com perigo, mas a bola a atravessou a pequena área sem encontrar alguém.  

3': Canto para o Sporting, com Nuno Santos a rematar, mas estava em fora de jogo. 

A Atalanta está a pressionar alto. 

Começou o jogo

Pontapé de saída para a Atalanta.

Ainda há muitos adeptos para entrar em Alvalade (são esperados cerca de 50 mil). 

Faltam 10 minutos para o início do jogo que será dirigido pelo espanhol Alejandro Hernández, assistido por José Naranjo e Diego Sanchez Rojo. O VAR é Guillermo Cuadra e Cesar Soto Grado o AVAR (todos de Espanha).

A título de curiosidade diga-se que a Atalanta foi a primeira equipa italiana a jogar em Alvalade, em 1963/1964, com os leões a vencerem, por 3-1.

Destaque-se que os leões marcaram em todos os jogos realizados esta época, enquanto a Deusa, como a Atalanta é conhecida em Itália, não sofre golos há quatro jogos e vem de um empate com a poderosa Juventus (0-0).

Registam-se algumas movimentações com intervenção policial no topo sul do Estádio José Alvalade, de onde foi retirada uma tarja da Juve Leo. 

Esta é a sexta vez que Sporting e Atalanta se defrontam, com o histórico de resultados empatado: duas vitórias para cada equipa e um empate na última vez que jogaram, mais concretamente em 1987/1988: nos quartos de final da Taça das Taças, 1-1, em Alvalade.

Na ronda inaugural desta fase de grupos o Sporting foi à Áustria vencer o Sturm Graz (2-1), com golos de Gyokeres e Diomande, enquanto a Atalanta venceu na receção aos polacos do Raków (2-0), com golos de Ketelaere e Éderson. 

As equipas já subiram ao relvado para o respetivo período de aquecimento. 

Diomande, defesa-central do Sporting, voltou a ser chamado para representar a seleção da Costa do Marfim, tendo em vista um jogo de caráter particular com Marrocos, no próximo dia 14. 

Na projeção ao jogo, Gasperini mostrou grande respeito pelo Sporting: «É uma equipa organizada, sem pontos fracos, estou seguro disso. As suas maiores qualidades são a capacidade ofensiva e a rapidez dos seus atacantes. Surgem em maior evidência os seus atacantes, mas é uma equipa muito compacta e vamos ter um jogo entre equipas bem organizadas, ambas». 

Rúben Amorim, que tem menos 27 anos do que Gian Piero Gasperini (65), não escondeu admiração pelo homólogo da Atalanta, realçando até que foi uma inspiração. 
«É mais um jogo para vencer contra uma equipa muito boa, com um treinador que tem uma identidade totalmente diferente daquilo que encontramos não só no nosso país como em toda a Europa. Todos os treinadores se lembram da forma como passou a fase de grupos da Liga dos Campeões, toda a gente ficou muito entusiasmado com essa equipa e podemos dizer que o Gasperini era o treinador da moda na Europa. Foi uma das referências para mim», palavras de Amorim na conferência de Imprensa de antevisão a este jogo. 

Ausente na Atalanta está El Bilal Touré, contratado no último verão ao Almería por €28 milhões mais três por objetivos, lesionou-se antes do arranque da Serie A, tendo-se submetido a intervenção cirúrgica devido a uma rotura do tendão do músculo reto femoral da coxa direita.

Do lado do Sporting todos os olhos estão virados para as ações de Gyokeres. 

Do lado da Atalanta destaque-se o facto de Gianluca Scamacca começar o jogo no banco. O avançado, tido como estrela da equipa, falhou os últimos quatro jogos do emblema de Bérgamo, mas ultrapassou os problemas musculares que o travaram e está de regresso às opções, o que requer atenção redobrada à defesa leonina. 

O Sporting não conta com Francisco Trincão devido a lesão. Rúben Amorim disse que o extremo estava com uma dor muscular, mas não se queixou e acabou por agravar o problema. Coates já se treinou sem limitações nas últimas duas sessões, mas o treinador optou por não o incluir no onze, estando no banco de suplentes. 

Na Atalanta regista-se uma mudança em comparação com a equipa titular que jogou com a Juventus (0-0), na Serie A: sai Rafael Toloi e entra Kolasinac.

Em relação ao último onze que o Sporting apresentou, frente ao Farense, na 7.ª jornada da Liga, registam-se três alterações: saem Coares, Esgaio e Edwards e entram Matheus Reis, Fresneda e Paulinho. 

Atalanta: Musso; Scalvini, Djimsiti e Kolasinac; Zappacosta, De Roon (Cap.), Éderson e Ruggeri; Koopmeiners; De Ketelaere e Lookman.

Suplentes: Carnesecchi, Rossi, Tolói, Holm, Palomino, Pasalic, Muriel, Scamacca, Bakker, Adopo, Hateboer e Aleksey Miranchuk.

Sporting: Adán (Cap.); Diomande, Gonçalo Inácio e Matheus Reis; Fresneda, Hjulmand, Morita e Nuno Santos; Paulinho, Gyokeres e Pedro Gonçalves. 

Suplentes: Israel, Diogo Pinto, Coates, Edwards, Neto, Essugo, Catamo, Bragança, Esgaio, Eduardo Quaresma, Tiago Ferreira e Rodrigo Ribeiro.

Já há onzes oficiais!

Veja a chegada do autocarro que transporta a equipa da Atalanta.

Veja a euforia dos adeptos com a chegada do autocarro do Sporting a Alvalade. 

Para já mostramos-lhe o ambiente que se já faz sentir nas imediações do estádio. O apito inicial está agendado para as 17.45 horas.  

Boa tarde, neste dia em que se comemoram 113 anos desde a implantação da República, o Sporting recebe os italianos da Atalanta naquele que é o primeiro jogo europeu da época em Alvalade.