28 agosto 2024, 16:08
FC Porto: André Franco a caminho do Espanhol
Médio deve deixar o Dragão na condição de emprestado
Bruno Romão trabalhou com o criativo na formação do Sporting e fala de «uma personalidade forte de um trabalhador nato»; está pronto para a luta, garante; técnico luso já correu mundo e está aberto a novos desafios
Os últimos dias de mercado foram de azáfama para André Franco. Colocado na rota do Espanhol, o esquerdino acabou por ver a transferência cair e tudo voltou à normalidade, continuando a ser uma das opções de Vítor Bruno.
28 agosto 2024, 16:08
Médio deve deixar o Dragão na condição de emprestado
O camisola 20, que está na terceira temporada ao serviço dos dragões, não virou a cara à luta e continua à espreita do seu lugar ao sol. Já participou em dois jogos esta época, ambos como suplente utilizado – diante de Gil Vicente (3-0) e Santa Clara (2-1), nas duas primeiras jornadas da Liga -, mas tem legítimas aspirações em continuar a somar minutos no futuro. Está na forja uma nova vida no Dragão e o jogador está preparado para o que der e vier. Quem o garante é Bruno Romão, treinador que trabalhou com André Franco nos escalões de formação do Sporting.
Em conversa com A BOLA, o técnico lembra o percurso de André Franco e deixa a certeza de que o jogador tem todas as condições para continuar a singrar nos azuis e brancos.
«Fizemos com o André o trabalho que também fizemos com outros e que visava potenciar o talento individual que ele já tinha para chegar ao melhor contexto possível. Já se notava que tinha muita qualidade e era também um excelente miúdo. Já nos seniores, acabou por ir para os sub-23 do Estoril, algo que foi decisivo para a sua carreira. Com todo o respeito pelo Estoril, o André entendeu que seria benéfico sair do Sporting e dar aquele chamado passo atrás para poder dar dois à frente. O Estoril foi o cenário perfeito para essa evolução, até por todas as condições que oferece aos jogadores, e o André encontrou ali um espaço que lhe permitiu jogar com regularidade, orientado por excelentes treinadores, e isso garantiu-lhe, depois, a chegada ao topo. Tem, como já provou, todas as condições para vingar no FC Porto», assume.
De acordo com Bruno Romão, o futuro está à espera de André Franco. «Tem uma personalidade forte, é um miúdo bestial, e é um trabalhador nato. Tenho a certeza de que a questão da transferência não o afetou minimamente e aposto que vai continuar a lutar pelo seu espaço no FC Porto», assegura, deixando a ideia de onde o esquerdino pode encaixar nas dinâmicas de Vítor Bruno: «Talvez na frente do triângulo do meio-campo ou como extremo de movimentos interiores. Tem último passe e chegada a zonas de finalização. Acredito que terá a sua oportunidade e quando ela surgir o André estará preparado para agarrá-la.»
Apesar de ser ainda jovem (tem apenas 40 anos), Bruno Romão tem já um vasto percurso no mundo do futebol, em várias funções e em latitudes completamente distintas.
Trabalhou na formação de Oriental e Sporting, mas também foi adjunto no Casa Pia, no Al Hilal (Arábia Saudita), nas seleções femininas de sub-17 e sub-19 de Portugal, na seleção de Cabo Verde, no Olhanense, no Pharco (Egipto) e no Busan IPark (República da Coreia). Enquanto técnico principal, conta com passagens por Pharco (Egipto) e IFK Mariehamn (Finlândia), de onde saiu recentemente. Mas está preparado para… voltar ao ativo.
«Estou aberto a qualquer desafio, tanto em Portugal como no estrangeiro. Naturalmente que gostaria de voltar a ser treinador principal, mas se aparecer uma boa oportunidade para integrar uma equipa técnica de nível superior, num espaço competitivo que seja desafiante, também estou aberto a voltar a ser adjunto», conta ao nosso jornal.