Espanha-Geórgia: David testa potência do Golias
Seleção da Espanha frente à Croácia (IMAGO / Nordphoto)
Foto: IMAGO

ANTEVISÃO Espanha-Geórgia: David testa potência do Golias

INTERNACIONAL30.06.202408:00

Espanha apontada como uma das seleções que pratica melhor futebol no Euro 2024. Geórgia, que bateu Portugal no fecho da fase de grupos, já fez história ao passar aos oitavos de final

Espanha e Geórgia defrontam-se, este domingo, em Colónia, nos oitavos de final do Euro 2024.

A la roja, apontada como uma seleções que pratica melhor futebol na competição, chega à fase a eliminar com um registo 100 por cento vitorioso. Na fase de grupos, a equipa de Luis de la Fuente superou Croácia, Itália e Albânia, terminando no primeiro lugar do grupo B.

Do outro lado estará a Geórgia, que alcançou os oitavos de final logo na primeira vez em que participa numa fase final de um Campeonato da Europa.

Os georgianos, liderados por Kvaratskhelia, bateram Portugal na terceira jornada da fase de grupos, seguindo em frente como um dos melhores terceiros classificados. Nas primeiras duas rondas, perderam com Turquia e empataram com a Chéquia.

O que disseram os selecionadores

Luis de la Fuente destacou o crescimento da Geórgia desde a última vez que as duas formações se enfrentaram, na fase de qualificação para o Europeu.

«Não podemos controlar os sentimentos e sensações de fora. Não pensamos que vá ser um jogo fácil. Eles cresceram muito desde a última vez que nos enfrentámos. Aprenderam a lição. Há que fazer as coisas bem para podermos ganhar», afirmou, lembrando a vitória dos georgianos frente a Portugal.

Luis de la Fuente, selecionador de Espanha (IMAGO / Sportpix)

«Todos os jogadores estão bem. Qualquer um dos 26 me dá garantias. Não duvido de nenhum. Será um jogo diferente [do da qualificação]. Melhoraram. Aqui os erros pagam-se caro. Acabaram de ganhar a Portugal por 2-0», atirou.

Sobre a eliminação de Itália aos pés da Suíça: «Pode acontecer muita coisa num jogo. Temos de estar ao mais alto nível. Estamos entusiasmados, mas com respeito.»

Willy Sagnol, selecionador da Geórgia, lembrou Portugal na antevisão ao duelo com Espanha.

«Se só pensarmos em defender contra equipas como Portugal ou Espanha, vamos cair. Não somos apenas bons a defender, também sabemos utilizar a bola e, contra Portugal, tivemos grandes momentos de posse de bola. Espero ver o mesmo desempenho contra a Espanha», começou por dizer, em conferência de imprensa.

«A Espanha tem grandes jogadores, todos eles jogam em grandes ligas e grandes equipas. Yamal e [Nico] Williams são fantásticos. Nos últimos tempos, o futebol tem sido um pingue-pongue entre Cristiano e Messi e ver jogadores como estes a surgir agora é bom para o desporto. Para mim, Rodri é o melhor do mundo na sua posição. Mas o futebol não é só uma questão individual, é também uma questão colectiva e a Espanha é também uma grande equipa. Tal como a Geórgia», prosseguiu.

Espanha ainda não sofreu qualquer golo na Alemanha: «É claramente a melhor equipa do torneio. Isso vai tornar as coisas mais difíceis, mas não podemos dizer mais do que isso. Agora tudo é diferente e muita coisa pode acontecer.»

Equipas prováveis

Espanha: Unai Simón; Carvajal, Le Normand, Nacho, Cucurella; Pedri, Rodri, Fabián Ruiz; Lamine Yamal, Morata e Nico Williams

Geórgia: Mamardashvili; Dvali, Kashia e Kverkvelia; Tsitaishvili, Kochorashvili, Kiteishvili, Chakvetadze e Kakabadze; Kvaratskhelia e Mikautadze