Espanha-Croácia, duelo de favoritos logo a abrir o Grupo B
Espanha bateu a Croácia nos penáltis na final da Liga das Nações. Foto IMAGO

ANTEVISÃO Espanha-Croácia, duelo de favoritos logo a abrir o Grupo B

INTERNACIONAL15.06.202408:00

Espanha já foi três vezes campeã da Europa, mas defronta uma Croácia muito forte que foi terceira classificada no último Campeonato do Mundo, no Catar

Espanha é, sem dúvidas, uma das mais fortes candidatas ao título da campeã da Europa de seleções, mas o primeiro passo será dos mais exigentes, com duelo com a Croácia, que vem de um terceiro lugar no Campeonato do Mundo do Catar.

Nos dois jogos de preparação para o Euro 2024, Espanha venceu ambos, marcou 10 golos e sofreu apenas um. Contudo, Andorra e Irlanda do Norte estão muito longe de Croácia, não só em talento como em resultados desportivos.

Já os croatas bateram a Macedónia do Norte por 3-0 e, ainda mais saboroso, derrotaram Portugal no regresso da Seleção ao Estádio do Jamor por 2-1, com exibição bastante convincente.

Para percebermos as dificuldades que esperam Espanha, que já ganhou o Campeonato da Europa três vezes (1964, 2008 e 2012) basta recordar que nos oitavos de final do última Europeu, La Roja afastou os croatas no prolongamento (5-4), em 2016 perdeu no Grupo D (1-2) e em 2012 vitória por 1-0.

Intensa foi igualmente a última final da Liga das Nações, no De Kuip, em Roterdão. Após o empate a zero no final dos 90 minutos, a vitória sorriu a Espanha graças ao acerto do guarda-redes Unai Simón.

O QUE DISSE LUIS DE LA FUENTE

O selecionador de Espanha, Luis de la Fuente não tem dúvidas de que será um jogo exigente, mas sente que Espanha pode começar bem o Euro 2024.

«Nós somos uma equipa muito forte e podemos competir ao mais alto nível — os meus colegas de outras seleções sabem disso. Nós vamos começar a nossa campanha contra uma equipa extremamente forte, então nós temos de estar no nosso melhor para vencer.»

O QUE DISSE ZLATKO DALIC

O treinador da Croácia não tem meias palavras. Sabe que este é o Grupo da Morte e não teve qualquer receioa em dizer que por isso é preciso pontuar na estreia.

«Nós estamos no grupo da morte e todos sabem disso. Um bom começo é crucial. A chave do nosso jogo é a qualidade, mas o orgulho nacional também é um fator importante. Quando se joga pela Seleção Nacional, a motivação está ao mais alto nível. Agradeço os elogios de Dani Olmo e lamento que ele não esteja connosco»

EQUIPAS PROVÁVEIS

Espanha (4x3x3)

Simón: Carvajal, Le Normand, Nacho, Grimaldo: Merino, Rodri, Pedri: Lamine, Morata e Williams

Lesionado: Laporte

Croácia (4x2x3x1)

Livaković; Stanišić, Šutalo, Pongračić, Gvardiol; Kovačić, e Brozovic; Majer, Modrić e Kramaric; Budimir