Espanha-Croácia, duelo de favoritos logo a abrir o Grupo B
Espanha é, sem dúvidas, uma das mais fortes candidatas ao título da campeã da Europa de seleções, mas o primeiro passo será dos mais exigentes, com duelo com a Croácia, que vem de um terceiro lugar no Campeonato do Mundo do Catar.
Nos dois jogos de preparação para o Euro 2024, Espanha venceu ambos, marcou 10 golos e sofreu apenas um. Contudo, Andorra e Irlanda do Norte estão muito longe de Croácia, não só em talento como em resultados desportivos.
Já os croatas bateram a Macedónia do Norte por 3-0 e, ainda mais saboroso, derrotaram Portugal no regresso da Seleção ao Estádio do Jamor por 2-1, com exibição bastante convincente.
Para percebermos as dificuldades que esperam Espanha, que já ganhou o Campeonato da Europa três vezes (1964, 2008 e 2012) basta recordar que nos oitavos de final do última Europeu, La Roja afastou os croatas no prolongamento (5-4), em 2016 perdeu no Grupo D (1-2) e em 2012 vitória por 1-0.
Intensa foi igualmente a última final da Liga das Nações, no De Kuip, em Roterdão. Após o empate a zero no final dos 90 minutos, a vitória sorriu a Espanha graças ao acerto do guarda-redes Unai Simón.
O QUE DISSE LUIS DE LA FUENTE
O selecionador de Espanha, Luis de la Fuente não tem dúvidas de que será um jogo exigente, mas sente que Espanha pode começar bem o Euro 2024.
«Nós somos uma equipa muito forte e podemos competir ao mais alto nível — os meus colegas de outras seleções sabem disso. Nós vamos começar a nossa campanha contra uma equipa extremamente forte, então nós temos de estar no nosso melhor para vencer.»
O QUE DISSE ZLATKO DALIC
O treinador da Croácia não tem meias palavras. Sabe que este é o Grupo da Morte e não teve qualquer receioa em dizer que por isso é preciso pontuar na estreia.
«Nós estamos no grupo da morte e todos sabem disso. Um bom começo é crucial. A chave do nosso jogo é a qualidade, mas o orgulho nacional também é um fator importante. Quando se joga pela Seleção Nacional, a motivação está ao mais alto nível. Agradeço os elogios de Dani Olmo e lamento que ele não esteja connosco»
EQUIPAS PROVÁVEIS
Espanha (4x3x3)
Lesionado: Laporte
Croácia (4x2x3x1)
Livaković; Stanišić, Šutalo, Pongračić, Gvardiol; Kovačić, e Brozovic; Majer, Modrić e Kramaric; Budimir