Eslovénia-Sérvia: e se for como o jogo entre a Roménia e a Ucrânia?
Eslovénia vai jogar frente à Sérvia IMAGO / Buzzi

ANTEVISÃO Eslovénia-Sérvia: e se for como o jogo entre a Roménia e a Ucrânia?

INTERNACIONAL20.06.202408:00

Histórico diz-nos que o duelo menos interessante do dia até pode ser... o mais interessante

Mais um dia de Europeu, que abre com um duelo entre a Eslovénia e a Sérvia. Longe de ser o jogo de cartaz, até porque a concorrência é desleal. Basta perceber que às 20h temos um Espanha-Itália.

Num universo de 100 pessoas, se perguntarem qual é o jogo que preferem acompanhar, 99 vão escolher a Espanha contra a Itália. Talvez um adepto sérvio ou esloveno seja apanhado no meio da amostra e garanta que o jogo do dia é às 14h em Munique.

Ainda assim, vale a pena fazer a pergunta: E se for como o jogo entre a Roménia e a Ucrânia? Bem nos recordamos do que aconteceu na passada segunda-feira. Havia um Bélgica-Eslováquia e um Áustria-França, mas os melhores golos do dia chegaram da vitória dos Romenos por 3-0 frente aos ucranianos. Chama-se futebol e o Eslovénia-Sérvia é um jogo de futebol.

É a abertura da segunda jornada do grupo C, e que pode ter um impacto preponderante nas contas finais, até porque se defrontam os dois últimos classificados. Em último lugar está a Sérvia com alguns nomes bem conhecidos como Vlahovic, Mitrovic, o ex-Benfica Zivkovic e o ex-Sporting Gudelj, mas sem Kostic. A Eslovénia, do ex-Sporting Sporar e do ex-Benfica Oblak, está em penúltimo.

Inglaterra e Dinamarca aparecem na linha da frente e também se defrontam a partir das 17h. Matjaz Kek, treinador da Eslovénia, foi muito pragmático na análise ao encontro: «Acredito que esta equipa vai crescer neste ambiente. Tudo o que queremos é alcançar um resultado positivo e provar que merecemos estar aqui, que nos qualificámos por mérito». Dragan Stojkovic, selecionador da Sérvia refere que «todos sabemos o que trará a vitória neste jogo» e garante que a confiança é grande: «Estamos motivados e vamos estar prontos». No Estádio do Bayern de Munique, o pontapé de saída é às 14h com arbitragem do romeno István Kovács.

Onzes prováveis

Eslovénia: Jan Oblak, Žan Karničnik, Vanja Drkusic, Jaka Bijol, Erik Janza, Petar Stojanovic, Adam Cerin, Timi Elšnik, Jan Mlakar, Andraz Sporar, Benjamin Sesko.

Sérvia: Predrag Rajkovic, Milos Veljkovic, Nikola Milenkovic, Strahinja Pavlovic, Andrija Zivkovic, Ilic, Sergej Milinkovic-Savic, Sasa Lukic, Mladenovic, Dusan Vlahovic, Aleksandar Mitrovic.

Histórico de confrontos

Naquele que quase é um dérbi de dois países da antiga Jugoslávia, curiosamente como foi entre a Roménia e a Ucrânia (dois países da Europa de Leste), o histórico de confrontos aponta para um total de quatro confrontos e sem nenhuma seleção a superiorizar-se. Uma vitória para cada lado e dois empates. O último jogo foi em 2022 precisamente com um 2-2, para a fase de grupos da Liga das Nações B. De referir ainda que a Eslovénia vem de um empate (1-1) frente à Dinamarca, tendo já vencido Portugal num particular em Março, enquanto a Sérvia de uma derrota por 1-0 frente à Inglaterra, favorita do grupo.

Frente a frente