ANTEVISÃO Eslovénia-Dinamarca: um reencontro após a qualificação

INTERNACIONAL16.06.202408:00

Se a Eslovénia tem o ex-benfiquista Oblak e o avançado Sesko como principais referências; na Dinamarca Bah (Benfica) e Morten Hjulmand (Sporting) serão titulares

A Eslovénia terá hoje muito mais do que a estreia no Euro 2024. A seleção comandada por Matjaz Kek procura ainda a primeira vitória numa fase final de Um Campeonato da Europa, onde só esteve uma vez, em 2000, na Bélgica e Países Baixos, quando Zlatko Zahovic (ex-Vitória de Guimarães, FC Porto e Benfica) marcou três dos quatro golos da seleção que empatou com a Jugoslávia (3-3) e com a Noruega (0-0) e perdeu com Espanha (1-2).

A Eslovénia, com Oblak na baliza [também ele jogou no Benfica] e com Sesko, do RB Leipzig, como referência de área, nunca conseguiu vencer qualquer jogo à Dinamarca, tendo cinco derrotas e apenas um empate, curiosamente conquista na caminha para este Euro 2024. No Grupo H de apuramento, em  Ljubljana o jogo acabou empatado (1-1), enquanto em Copenhaga os nórdicos foram mais fortes e ganharam por 2-1.

Já a Dinamarca está longe de ser uma das favoritas a conquistar o título de Campeã da Europa, mas também não o era quando em 1992 uma equipa já de férias (acabou por ser chamada à última hora para substituir a Jugoslávia, afastada pela UEFA de vida à guerra naquela região) acabou por ir caminhando com sucesso e graças a figuras como Peter Schmeichel e Brian Laudrup (o irmão Michael, a estrela da companhia abandonou a equipa na fase de grupos por divergências com o selecionador Richard Moller Nielsen) se sagrou campeã da Europa.

Curiosamente, hoje a seleção da Dinamarca também tem um Schmeichel na baliza (Kasper, o filho de Peter). Na defesa um lateral do Benfica, Alexander Bah e no meio-campo um futebolista que foi decisivo no título do Sporting, Morten Hjulmand. Na frente a estrela e o jogador de quem mais se espera: Rasmus Højlund, companheiro de Bruno Fernandes e Diogo Dalot no Manchester United.

Além destes, referência para Christian Eriksen, também ele do Manchester United. É muitas vezes o maestro desta Dinamarca e quando está bem a equipa rende bem mais. O médio pode até nem ser titular na estreia, mas aos 32 anos terá certamente uma palavra a dizer neste Euro 2024.

O QUE DISSE MATJAZ KEK

O selecionador da Eslovénia, Matjaz Kek afirmou no lançamento do jogo que gosta do facto de ninguém olhar para a Eslovénia como um dos favoritos.

« Para um país com uma pequena base de jogadores como a Eslovénia, é importante criar uma equipa forte e consistente. Este sucesso não é coincidência e a qualificação para o EURO 2024 fala por si. A verdade é que não somos vistos como favoritos do grupo; em vez disso, somos vistos como uma equipa 'outsider'. No entanto, esta situação agrada-me e espero que os jogadores vejam isso como uma motivação adicional e um desafio para se representarem bem a si próprios e à equipa.»

O QUE DISSE KASPER HJULMAND

O selecionador da Dinamarca, Kasper Hjulmand, pede aos jogadores que tenham a coragem de assumir o domínio do jogo.

« Temos de ser agressivos e dominantes, prestando também atenção às qualidades do jogo da Eslovénia. Eles são extremamente bons nas transições, especialmente por causa de Šeško, que é uma estrela brilhante do futebol europeu. Têm Oblak na baliza e têm um bom técnico que trabalha com a equipa há muito tempo. Venceram Portugal em Março, pelo que precisamos de mostrar quem somos, assumir o controlo da partida e fazer o nosso jogo. Se isso acontecer, teremos boas oportunidades de vencer.»

EQUIPAS PROVÁVEIS

Eslovénia (4x4x2)

Oblak; Karnicnik, Brekalo, Bijol, Janza; Stojanovic, Elsnik, Gnezda Cerin, Mlakar; Sporar, Sesko

Dinamarca (3x5x2)

Schmeichel; Andersen, Christensen, Vestergaard; Kristiansen, Hjulmand, Eriksen, Hojbjerg, Bah; Hojlund, Wind