Eslovénia, Dinamarca e Cazaquistão mantêm distâncias a duas jornadas do fim
Tudo na mesma no topo do Grupo H de qualificação para o Euro-2024
Não foi fácil, mas Eslovénia e Dinamarca venceram fora e lideram o Grupo H de qualificação para o Euro-2024 com os mesmos 19 pontos, mais quatro do que o Cazaquistão.
No Windsor Park, em Belfast, Irlanda do Norte, um único golo, marcado logo aos quatro minutos por Adam Gnezda Cerin, deu o triunfo à equipa de Andraz Sporar, antigo avançado do Sporting.
Os eslovenos, apesar de uma maior percentagem de posse de bola, nunca tiveram o encontro controlado, nem depois da expulsão, por acumulação de amarelos (4 e 58 minutos), de Shea Emmanuel Charles. O resultado serviu, no entanto, os objetivos dos visitantes, que estão cada vez mais perto da fase final do próximo ano, na Alemanha.
Também a Dinamarca sofreu para passar na visita a San Marino, por 2-1. Os nórdicos marcaram o primeiro golo por Rasmus Hojlund, a passe de Mohammed Daramy, apenas aos 42 minutos.
Para surpresa de todos, a modesta equipa de San Marino igualou aos 61 minutos. O autor da proeza foi Alessandro Golinucci.
Aos 70, Yussuf Poulsen descansou os dinamarqueses com o segundo golo. A assistência foi de Jonas Wind. Alexandar Bah está lesionado e não fez parte das opções de Kasper Hjulmand. O outro Hjulmand, Morten, médio do Sporting, não saiu do banco de suplentes.
À tarde, o Cazaquistão foi acabar com as aspirações de qualificação direta por parte da Finlândia, no Olympiastadion, em Helsínquia, ao vencer por 2-1. A equipa de Markku Kanerva ainda pode lá chegar via play-off.
Robert Taylor ainda colocou os nórdicos na frente aos 29 minutos, porém, no segundo tempo, os cazaques viraram o resultado. Primeiro, Baktiyor Zaynutdinov, de penálti, empatou aos 77 minutos, e já nos descontos o mesmo jogador garantiu os três pontos aos visitantes com o segundo golo, agora a passe de Ramazan Orazov.