Eriksson no Benfica: quem fez mais jogos, quem é o goleador?
Treinador sueco morreu nesta segubda-feira com 76 anos
Sven-Goran Eriksson foi um dos treinadores mais influentes na história do Benfica. O sueco teve duas passagens pela Luz e deixou marcas de várias maneiras. Nos métodos, nas conquistas, na mentalidade. Eriksson também foi treinador de alguns grandes nomes do passado encarnado. No total, foram 56 jogadores.
Veloso no topo
António Veloso é o jogador com mais partidas disputadas com Eriksson como treinador do Benfica. O antigo defesa e capitão esteve presente em 176 partidas. No segundo lugar surge Vítor Paneira com 123 e há dois estrangeiros que se destacam no top10. Jonas Thern e Mats Magnusson. Ambos suecos.
Tamagnini Nené
Se Magnusson jogou 91 partidas e fez 59 golos, um dos destaques da era Eriksson, o que dizer de Tamagnini Nené. O homem que nunca sujava os calções realizou 83 jogos e marcou 62 golos com o sueco ao leme. É o goleador de Eriksson no Benfica. A fechar o pódio está outro português: Diamantino Miranda.
Paulo Sousa e Rui Costa
Nos 56 futebolistas que Eriksson teve em campo pelo Benfica, dois nomes saltam à vista também. Paulo Sousa e Rui Costa. Houve mais campeões do mundo de 1989 e 1991 a jogarem com o sueco, casos de Valido ou Rui Bento, mas os dois médios foram «lançados» pelo sueco na equipa principal e fizeram uma carreira internacional com títulos e renome. Sousa fez um golo, mas jogou mais de 70 vezes com o sueco. Já o maestro, hoje presidente do clube, atuou menos: 32 jogos e quatro golos.
No total, cinco campeões de Riade e Lisboa jogaram por Eriksson no Benfica: Paulo Sousa, Rui Costa, Paulo Madeira, Rui Bento e Pedro Valido.