Equipas da La Liga são as que mais apostam na formação
Lamine Yamal e Nico Willimas (IMAGO)

Equipas da La Liga são as que mais apostam na formação

INTERNACIONAL02.05.202413:34

Estudo revela que os clubes espanhóis são os que têm uma maior aposta nos jogadores por si formados nas cinco principais ligas europeias. Benfica lidera no campeonato português

Um novo estudo do Observatório do Futebol (CIES) focou-se nos clubes que, no último ano (entre abril de 2023 e abril de 2024), deram mais minutos na equipa principal a jogadores que passaram pelo menos três anos, entre as idades de 15 e 21 anos, na sua formação.

Olhando para as cinco principais ligas europeias – Premier League, La Liga, Serie A, Bundesliga e Ligue 1 –, é a espanhola que se destaca por proporcionar maior percentagem de minutos a jogadores da formação.

Esta lista é liderada pelo Athletic Bilbao – o clube só utiliza jogadores nascidos, ou com raízes, no País Basco – que viu jogadores da sua formação participarem em 62% dos minutos competitivos da equipa. A equipa é seguida por Real Sociedad (51%), Barcelona (41%), Osasuna (38%) e Valência (34%).

Top-20 de «club-trained nationals» - clubes que têm jogadores por si formados a disputar a maior percentagem de jogos da minutos da equipa principal (Fonte: football-observatory)

A primeira equipa fora de Espanha contemplada neste ranking é o Friburgo (32%), seguido por três formações francesas – Lyon (32%), Le Havre (29%) e Montpellier (29%). O top-10 é fechado pelo Celta de Vigo (29%).

A primeira equipa italiana que aparece na lista é a Atalanta (27%, no14.º lugar na geral) e o Liverpool é a primeira inglesa (21%, e apenas 20.º no geral).

Na Liga, o Benfica (26%) é a equipa que dá mais minutos na equipa principal a jogadores da formação, seguido por Boavista (25%) e Sporting (24%).

Segundo o CIES, há seis clubes que, no último ano, não tiveram jogadores da formação na sua equipa principal: Chaves, Estrela da Amadora, Casa Pia, Moreirense, Vizela e Arouca.