Equipamento alternativo do Torreense dedicado a Joaquim Agostinho (com vídeo)
Camisola em tons de dourado visa homenagear o histórico ciclista, que era natural de Torres Vedras. (Foto: Torreense)

Equipamento alternativo do Torreense dedicado a Joaquim Agostinho (com vídeo)

NACIONAL13.07.202414:24

Emblema do Oeste volta a recordar as referências da cidade e segunda camisola desta época é em homenagem ao mítico ciclista; lançamento do 'jersey', devidamente autorizado pela família da antiga lenda das duas rodas, acontece esta tarde, por ocasião da etapa referente ao 'Troféu Joaquim Agostinho'

O Torreense volta a apostar numa política de reconhecimento a figuras ou tradições umbilicalmente ligadas a Torres Vedras e, dessa forma, o equipamento alternativo do clube para a época 2024/2025 é uma homenagem a Joaquim Agostinho.

O mítico ciclista, natural de Torres Vedras, foi um nome grande da história do desporto nacional e internacional - conquistou por três vezes a Volta a Portugal (1970, 1971 e 1972), alcançou um brilhante 2.º lugar na Volta a Espanha (1974) e ficou por duas vezes no 3.º lugar do Tour de França (1978 e 1979) - e, dessa forma, o Torreense fez questão de o recordar dedicando-lhe uma das camisolas que vai utilizar na temporada que agora se inicia. Esta iniciativa, sublinhe-se, surge na sequência de outras que foram realizadas em anos anteriores, onde o clube já prestou o devido tributo a locais e símbolos da região.

«O Sport Clube União Torreense iniciou há dois anos o conceito de utilizar um dos seus equipamentos alternativos como elo de ligação à sua terra e às suas gentes. Na primeira temporada, em 22/23, surgiu a camisola Santa Cruz e na época passada, 24/25, a camisola que homenageou os 100 anos do Carnaval de Torres Vedras. Para a presente temporada que agora se inicia, o SCUT decidiu homenagear um dos maiores ícones não só do desporto regional, mas do desporto nacional e mundial: Joaquim Agostinho! Joaquim Agostinho é muito mais do que um símbolo da nossa terra. Representa algo de muito maior, personificando os valores da humildade, do esforço, do carácter, do afeto e do desportivismo. Se é verdade que a ideia de resistência está íntima e historicamente ligada às nossas gentes, Joaquim Agostinho é seguramente um estandarte que a todos nos representa. É por isso um orgulho enorme para o Sport Clube União Torreense, poder levar a todo o Portugal, nos vários estádios onde jogar, a memória viva de um dos maiores da nossa história, numa camisola que só podia ser amarela, simbolizando a liderança a que tantas vezes nos habitou, com presença a preto de uma montanha, que representa a sua vitória na mítica etapa do Alpe d’Huez. Esta homenagem reveste-se de um significado ainda maior, ao ter o consentimento e apoio da sua família, que marcará presença no evento de lançamento da camisola, que acontece hoje, em pleno Troféu Joaquim Agostinho, no final da etapa que liga as Brejenjas (sua terra natal) a Torres Vedras. Estarão também presentes José Sebastião, presidente do Torreense e Toinha, embaixador do clube», pode ler-se na nota do emblema do Oeste.

Nome de Joaquim Agostinho faz-se acompanhar de uma bicicleta. (Foto: Torreense)