Emiliano Martínez suspenso por dois jogos pela FIFA

Guarda-redes argentino não estará nos próximos jogos da seleção albiceleste

A FIFA aplicou uma suspensão de dois jogos a Emiliano Martínez devido a «comportamentos ofensivos» do jogador (disse a organização, citada pela BBC), que ocorreram nos últimos jogos da Argentina, no passado mês de setembro.

No primeiro deles, frente ao Chile, no dia 6, Martínez repetiu o seu famoso festejo após a conquista do Mundial 2022 e colocou o troféu da Copa América à frente da zona genital. Este fora o primeiro jogo da Argentina desde a conquista desse troféu no verão deste ano.

A primeira vez que Martínez fez este festejo foi no Mundial 2022, com o prémio de melhor guarda-redes do torneio (IMAGO)

Já depois da derrota com a Colômbia no dia 10, Martínez bateu numa câmara após o apito final.

Foram estes comportamentos que valeram agora dois jogos de suspensão ao guardião, que falhará assim as partidas com a Venezuela e com a Bolívia, nos dias 10 e 16 de outubro respetivamente. A Argentina lidera a qualificação sul-americana para o Mundial 2026 com 18 pontos, mais dois do que a Colômbia.

A federação argentina já disse não concordar com o castigo aplicado da FIFA, mas também afirmou, segundo a BBC, que Martínez é «responsável» pelas suas ações.