Eis a crise de Gyokeres (que todos queriam ter...)

NACIONAL05.12.202408:30

Avançado nunca esteve três jogos consecutivos sem marcar esta época. Mais: desde que chegou aos leões, contas feitas, só esteve em período idêntico em... três ocasiões. Ordem para quebrar curto jejum na noite desta quinta-feira depois de ficar em branco com o Arsenal e Santa Clara

Dois jogos, 180 minutos em branco. Para um qualquer avançado esta seria encarada como uma seca normal, um período curto de menor inspiração ou eficácia individual, mas quando falamos de Gyokeres este ciclo quase parece uma… eternidade. As duas derrotas consecutivas dos leões (Arsenal e Santa Clara), os testes mais exigentes da era João Pereira, coincidiram, curiosamente, com as duas partidas consecutivas em que Gyokeres não exibiu a sua famosa e viral máscara.

E para se ter noção da magnitude dos números alcançados esta época pelo sueco até ao momento (soma 33 golos em 27 jogos oficiais, entre clube e seleção) nunca o atacante esteve em três jogos consecutivos sem marcar em 2024/2025. Este, desde logo, um ingrediente extra para o duelo desta noite em Moreira de Cónegos. As duas partidas em branco igualaram também a semana europeia entre 27 de setembro e 1 de outubro, na qual Gyokeres também não festejou (Estoril, 3-0 e PSV, 1-1).

De resto… foi sempre a faturar. A título de curiosidade, nos 27 jogos que soma esta época só não deixou marca em oito ocasiões.

Mais: se recuarmos à temporada passada, na qual o avançado foi o goleador máximo do campeonato português, com 29 golos, peça fundamental na conquista do título dos leões, apenas em duas ocasiões chegou aos… três jogos seguidos em branco. A primeira numa fase ainda inicial da época (Casa Pia, Famalicão e SC Braga, entre a 2.ª e a 4.ª jornada) e a segunda, já na etapa final, a maior que teve com a camisola dos leões: cinco jogos sem festejar, entre 29 de março e 16 de abril, período no qual foi aposta com o Estrela da Amadora, Gil Vicente, Famalicão e no duplo confronto com o Benfica (Liga e Taça de Portugal).

Viktor Gyokeres, o 'homem da máscara' que a todos interessa está sem marcar há dois jogos... (IMAGO)

Será esse ciclo que Gyokeres tentará evitar na noite desta quinta-feira. Num período marcado pela mudança no comando técnico leonino, algumas dúvidas entre os adeptos com a entrada de João Pereira, o atacante sueco pretende recuperar a veia goleadora e ser o antídoto perfeito para recuperar a confiança da equipa. Em Moreira de Cónegos, curiosamente, um dos palcos onde ainda não marcou em Portugal, pois na vitória dos leões na época passada (2-0) foram Morita e Pedro Gonçalves a construir o triunfo.