8 março 2024, 17:23
«Recordes de vitórias seguidas não são títulos»
Jorge Jesus fez história com o Al Hilal, mas relembra que equipa ainda não ganhou nada esta época
Equipa igualou o recorde de vitórias consecutivas dos The New Saints ao derrotar (num jogo complicado e em que beneficiou de três penáltis) o Al Riyadh, com um golo e uma assistência do internacional português
12 de março de 2024: é o dia em que Jorge Jesus pode levar o Al Hilal ao recorde de mais vitórias consecutivas de sempre no futebol. Terá “apenas” de vencer no terreno do Al Ittihad. Mas conquistar o 27.º triunfo seguido foi uma tarefa mais complicada do que se podia antever.
O adversário desta sexta-feira, para a Liga Saudita, foi o 15.º classificado Al Riyadh, liderado pelo brasileiro Oldair Hellmann. O Al Hilal entrou dominante na partida, mas as dificuldades depressa se notaram.
De forma (talvez) surpreendente, Hellmann ganhou o duelo tático com Jorge Jesus na 1.ª parte. Fechou os caminhos para a sua baliza pelo meio e não deu espaço a Mitrovic para fazer a diferença. O sérvio dispôs ainda de uma grande penalidade, que desperdiçou devido a defesa de Campaña.
No entanto, o guardião em destaque nesta fase foi Bono, que manteve o nulo no resultado com quatro intervenções de elevado nível a remates de Musona e Andre Gray. Os contra-ataques do Al Riyadh criavam muito problemas à formação de Jorge Jesus.
8 março 2024, 17:23
Jorge Jesus fez história com o Al Hilal, mas relembra que equipa ainda não ganhou nada esta época
E foi já na 2.ª parte, num lance quase caído do céu, que o Al Riyadh ameaçou fazer um escândalo: Albulayhi desviou para a própria baliza um cruzamento de Andre Gray (52').
Sem encontrar soluções em campo, Jorge Jesus foi à procura delas no banco e fez um compatriota entrar no jogo, que mudaria a partir desse momento.
Após seis minutos em campo, Rúben Neves fez o empate (66') – apenas o seu segundo golo no campeonato – na conversão de um penálti polémico conquistado por Mitrovic.
Desfeita a barreira imposta na baliza do Al Riyadh por várias defesas cintilantes de Campaña, o Al Hilal teve novo fulgor para ir atrás do segundo golo, que chegou após um cruzamento milimétrico de Rúben Neves – Michael (75') correspondeu da melhor maneira, aproveitando uma má abordagem de Campaña.
O Al Riyadh ficou apático, sem capacidade para responder e a turma de Jorge Jesus navegou (finalmente) com tranquilidade no encontro, selando o resultado com um terceiro penálti que Mitrovic, desta vez, marcou (90+2'). O sérvio já tem 31 golos em 32 jogos esta época. O Al Hilal é, de resto, a equipa com mais penáltis no campeonato – já são 11.
Para além do tão desejado recorde estar mais próximo para o Al Hilal, o título de campeão saudita está cada vez mais perto, já que a equipa aproveitou a derrota do Al Nassr de Cristiano Ronaldo e tem agora 12 pontos de vantagem sobre o 2.º classificado.