«É o clube e o treinador ideal para o Rafael Pontelo crescer»
Rafael Pontelo é o primeiro reforço dos leões nesta janela de mercado de janeiro (Sporting CP)

«É o clube e o treinador ideal para o Rafael Pontelo crescer»

NACIONAL08.01.202409:30

Léo Bolgado, um dos totalistas no Leixões, foi quem ‘batizou’ reforço leonino em Matosinhos. «Pé esquerdo, velocidade e jogo aéreo são os pontos fortes», diz a A BOLA. Futuro risonho, garante

Apenas 14 jogos no Leixões, os primeiros como jogador profissional, bastaram para convencer o Sporting a avançar por Rafael Pontelo. Mas afinal o que terá despertado a atenção dos leões neste jovem de 20 anos? A BOLA procurou responder a esta questão junto de Léo Bolgado, central, um dos totalistas da equipa de Matosinhos, que ‘batizou’ o reforço leonino no futebol português. «Pé esquerdo, velocidade e jogo aéreo talvez sejam os pontos que mais saltam à vista no seu jogo. Tem muito potencial para vingar numa equipa grande. Já passei na Liga, sei como é o ritmo, e foi esse aspeto que fui tentando passar para ele ao longo destes meses. Sempre foi um miúdo muito atencioso, que ouvia de forma atenta tudo o que tínhamos para dizer», começou por dizer o central brasileiro.  

Tive de lhe dar na cabeça algumas vezes [risos]. Quando somos jovens queremos sempre acelerar o jogo, chegar a todas as bolas, e por vezes é preciso ter alguma calma. Mas depressa entrou no ritmo...

Léo Bolgado é uma das figuras principais do Leixões (Rui Raimundo/ASF)

Léo Bolgado, central de 25 anos, que curiosamente também passou pelo Cruzeiro (Brasil), tal como Rafael Pontelo. O central da equipa de Matosinhos, perfeito conhecedor da realidade portuguesa, tendo chegado a vestir camisolas como a Académica (2019/2020), Alverca, Leixões e Casa Pia, não tem dúvidas. 

«É o clube e o treinador ideal para o Rafael. Com o sistema idêntico ao Leixões, numa realidade diferente, sim, mas quando estamos com jogadores que gostam de trabalhar e com vontade de crescer… certamente que será feliz. Vai aprender e evoluir muito no Sporting que é uma equipa com bons ‘professores’ na defesa.» Léo Bolgado lembrou também as dificuldades. «Tive de lhe dar na cabeça algumas vezes [risos]. Quando somos jovens queremos sempre acelerar o jogo, chegar a todas as bolas, e por vezes é preciso ter alguma calma. Mas depressa entrou no ritmo», sublinhou.

Quanto à pressão que Rafael Pontelo poderá sentir, Bolgado lembra que o Leixões, salvo as devidas diferenças, também é um clube com uma massa adepta muito exigente. 

Rafael Pontelo já esteve no banco de suplentes no último jogo dos leões, diante do Estoril (Sporting CP)

Se vai sentir pressão? Existe uma série de fatores que podem ajudar. O grupo desde logo, o treinador a passar confiança... acho que juntos vão ajudar a que consiga crescer sem sentir essa pressão. O Sporting está num bom momento e isso também contribui para uma adaptação mais fácil...

«Os adeptos cobram muito e por vezes os miúdos não conseguem suportar essa pressão. Ele suportou bem. Trabalhou muito e conseguiu jogar. Se vai sentir pressão? Existe uma série de fatores que podem ajudar. O grupo desde logo, o treinador a passar confiança... acho que juntos vão ajudar a que consiga crescer sem sentir essa pressão. O Sporting está  num bom momento e isso também contribui para uma adaptação mais fácil», concluiu.