Duelo de últimos entre Vilaverdense e Belenenses não vai além do empate
Apesar do empate, Belenenses e Vilaverdense continuam com vida difícil na prova. Foto: Belenenses

Duelo de últimos entre Vilaverdense e Belenenses não vai além do empate

NACIONAL18.03.202422:47

João Caiado aproveitou Belenenses reduzido a 10 elementos para inaugurar o marcador; Pedro Carvalho salvou ponto na compensação

No jogo de encerramento da 26.ª jornada, o Vilaverdense e o Belenenses não vão além do empate a um golo, e complicam, ainda mais, a manutenção no segundo escalão.

Numa primeira parte escassa em oportunidade, foi através da confiança inicial do Vilaverdense que se assistiu à primeira oportunidade de perigo. Ericson subiu mais alto que a oposição do Belenenses e cabeceou a rasar a barra, estava decorrido o quarto minuto de jogo.

Aos 8 minutos, as dificuldades de comunicação entre o árbitro Daniel Rafael Silva e o VAR obrigou a uma paragem forçada no encontro. No reatamento, Gonçalo Teixeira rematou (13’) cruzado depois de uma excelente combinação com o capitão André Soares, com a bola a ir em cheio ao poste.

A pressão alta do conjunto de Vila Verde tinha as suas lacunas e, assim que os azuis do Restelo conseguiam sair com êxito na primeira fase de construção, aproveitavam um debilitado corredor direito para tentar fazer estragos: cruzamento rasteiro de Moha Keita e Tiago Manso (22’) a atirar próximo da baliza dos visitados.

Para os segundos 45 minutos, o Belenenses não podia ter pedido uma entrada mais azarada, com Rui Correia (47’) a receber ordem de expulsão. O experiente central pensava ter o lance controlado, no entanto, Gonçalo Teixeira conseguiu ganhar-lhe o espaço nas costas e acabou por ser carregado próximo da linha da área.

A expulsão deu alento à turma minhota, que foi encostando os forasteiros às cordas através do livre perigoso de Gonçalo Teixeira, aos 55 minutos, e do perigo de Lénio (57’), negado pela mancha de David Grilo.

O domínio do Vilaverdense teimava a não dar tréguas ao conjunto orientado por Mariano Barreto e João Caiado, à passagem do minuto 68, inaugurou o marcador no Estádio Cidade de Coimbra: excelente jogada de antecipação a Fabão, com o médio português a finalizar na cara de David Grilo, depois do cruzamento de Gonçalo Teixeira.

Com o golo adversário, o Belenenses não se rendeu a mais um desaire na Liga 2 e, depois de na sua primeira oportunidade no encontro (83’) ter atirado à barra, Pedro Carvalho fez o golo do empate, já no período de compensação: Danny Tavares viu o avançado português livre de marcação e este rematou potente para o 1-1 final.